BP pode comprar ações da Rosneft como parte da saída da TNK-BP

Compra daria uma nova dimensão à longa luta pelo controle de grande parte da produção petrolífera russa

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A BP disse ao presidente russo Vladimir Putin que quer comprar participação na gigante estatal de petróleo Rosneft, dando uma nova dimensão à longa luta pelo controle de uma grande parte da produção de petróleo da Rússia.

A proposta colocada pelo presidente-executivo da BP, Bob Dudley, e pelo presidente do conselho, Carl-Henric Svanberg, seria parte de um acordo complexo no qual a Rosneft tomaria a participação da BP no empreendimento de US$ 60 bilhões da TNK-BP, a produtora de petróleo anglo-russa, 50% detida pela BP, disse o presidente-executivo da Rosneft, Igor Sechin, nesta sexta-feira.

Um porta-voz da BP disse que qualquer compra seria condicionada à venda planejada de sua participação na TNK-BP, em andamento.

Continua depois da publicidade

“A BP está considerando novos investimentos na Rússia independente de a quem for vendida nossa participação”, disse o porta-voz por e-mail.

“Portanto, se formos bem sucedidos na venda de nossa participação na TNK-BP, então estaremos interessados em investir parte da renda na compra de ações da Rosneft.”

A diretoria da BP propôs o acordo durante uma reunião com Putin nesta semana, na qual garantiu ao presidente russo que qualquer renda da venda na TNK-BP seria reinvestida em projetos na Rússia, incluindo a própria Rosneft, disse Sechin.

A BP está buscando sair de seu investimento conturbado, mas lucrativo, na TNK-BP, terceira maior empresa de petróleo da Rússia, que formou com um consórcio de magnatas russos há quase uma década para aproveitar as vastas reservas de energia do país.