BP controla vazamento no Golfo do México e ações disparam no final do pregão

Empresa destacou em nota oficial que solução ainda é temporária; papéis encerraram negociações com alta de 7,57%

Publicidade

SÃO PAULO – Pela primeira vez desde abril, o vazamento no poço da BP (British Petroleum) no Golfo do México foi controlado, segundo declarações dadas por executivo da companhia na tarde desta quinta-feira (15) e posteriormente confirmadas oficialmente pela empresa.

Segundo nota enviada ao mercado há pouco, uma tampa de contenção foi colocada no local, fechando o fluxo de óleo e interrompendo o vazamento. A companhia realiza agora testes para verificar a viabilidade da solução, que devem durar pelo menos seis horas e no máximo 48 horas.

Ainda de acordo com a BP, espera-se que, durante os testes, não haja vazamento de óleo. Entretanto, “mesmo que nenhum óleo seja vazado, isto não será um indicativo de que o fluxo foi permanentemente contido”.

A companhia prossegue, afirmando que “este sistema de vedação nunca foi utilizado a tais profundidades e sob tais circunstâncias, e sua eficiência em conter o óleo e gás não pode ser assegurada”.

Ações dispararam
Reagindo à notícia, as ações da BP dispararam nos minutos finais do pregão em Wall Street, encerrando as negociações normais em valorização de 7,57%.

Tópicos relacionados