Boris Johnson é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

Político tomará posse amanhã (24) e promete Brexit até outubro

Equipe InfoMoney

Publicidade

(ANSA) – O político Boris Johnson foi confirmado nesta terça-feira (23) como o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele sucederá Theresa May, que renunciou devido ao impasse no processo de saída da União Europeia (UE), o chamado “Brexit”.

Johnson disputou durante um mês a liderança do Partido Conservador com Jeremy Hunt, mas já era apontado como favorito desde o início. A posse dele será amanhã (24).

Conhecido por seu temperamento explosivo, Boris Johnson tem 55 anos e é um defensor ferrenho do Brexit – com ou sem acordo de saída com a UE. Ele foi um dos garotos-propaganda da campanha do “Leave” no referendo de 2016 e promete concluir o “divórcio” até 31 de outubro.

Continua depois da publicidade

“Concluir o Brexit, unir o país e enfrentar [a oposição] de Jeremy Corbyn”, ilustrou Johnson, em seu discurso de vitória, sobre seus principais objetivos de governo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem simpatia por Boris Johnson e já teceu elogios em público ao novo líder britânico.

Já em relação à antecessora Theresa May, o magnata era um crítico. Após uma rápida passagem no jornalismo e na televisão, Boris Johnson foi eleito em 2007 prefeito de Londres e chegou também a ocupar o cargo de secretário de Relações Exteriores.

Seu nome foi cogitado para o posto de primeiro-ministro logo após a renúncia de David Cameron, em 2016, mas conflitos internos no Partido Conservador levaram à nomeação de Theresa May. (ANSA)

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos