Tokens Não Fungíveis

Boom no mercado de arte NFT tende a beneficiar homens

Nos últimos 21 meses, as artistas femininas representaram apenas 5% de todas as vendas de arte NFT, segundo relatório da Art Tactic

Por  Bloomberg -

(Bloomberg) — Neste verão, quando o Fame Lady Squad foi lançado, apresentando-se como o primeiro coletivo de criptografia de arte liderado por mulheres, rapidamente arrecadou US$ 1,5 milhão por parte de pessoas que queriam apoiar artistas sub-representadas.

Semanas depois, descobriu-se que o grupo era, na verdade, administrado por homens.

Depois de um alvoroço, os fundadores entregaram o controle a um grupo de mulheres, mas o incidente sugeriu disparidades de gênero mais profundas no mercado de arte digital: os artistas masculinos estão lucrando com o boom na arte NFT.

Nos últimos 21 meses, as artistas femininas representaram apenas 5% de todas as vendas de arte NFT, segundo um relatório divulgado este mês pela agência de pesquisa Art Tactic – no entanto, o gênero era desconhecido em 16% das transações. Elas também ganhavam muito menos com seu trabalho. Grimes, a musicista, é a única mulher a participar do top 10 em dólares ganhos nesse período. Três quartos de todo o dinheiro arrecadado foram para artistas homens, de acordo com o relatório, que analisou o mercado por meio da Nifty Gateway, uma plataforma de leilão de arte digital.

Um NFT, que significa token não fungível, é um certificado de autenticidade que transmite a propriedade de um ativo digital como uma obra de arte. Ao contrário da arte tradicional, os NFTs podem ser estruturados de forma a permitir que os artistas ganhem dinheiro com as vendas no mercado secundário. O mercado de criptografia, embora volátil, teve um ano recorde, gerando US$ 3,5 bilhões em vendas apenas nos primeiros nove meses de 2021.

A criptoarte tem sido apontada como a grande democratizadora em um mundo notoriamente cercado por muralhas. Ela permite que os artistas evitem muitos dos colecionadores e galeristas que dominam a maioria das grandes vendas tradicionais, mostras e exposições em museus. Um estudo afirma que 87% dos artistas expostos nos principais museus eram do gênero masculino e 85% eram brancos. Esses novos dados sugerem que o mercado de NFT não está cumprindo a promessa.

“Temos trabalhado muito para criar recursos para as mulheres”, disse Danielle Davis, uma artista que faz parte da equipe que assumiu o Fame Lady Squad em agosto. Ela criou um website com noções básicas sobre como ganhar espaço e um podcast voltado para mulheres.

Leia também: O que é Token? Confira no guia completo do InfoMoney!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As disparidades de gênero estavam em plena exibição na conferência NFT.NYC da semana passada. As mulheres representavam apenas cerca de 18% dos palestrantes, disse Jodee Rich, cofundadora da conferência e diretora executiva da NFT.Kred, uma plataforma para marcas e influenciadores da NFT. Apenas 30% das exposições dos patrocinadores tinham mulheres, contra 70% de homens, disse Julie Lamb, coordenadora voluntária do evento. A maioria dos participantes também era composta por homens, estimou Rich.

Até onde vai o Bitcoin? Especialista da Levante dá aula gratuita sobre o futuro da criptomoeda. Clique aqui para assistir

Compartilhe