Bolsas operam de lado à espera de indicadores norte-americanos

Mercados asiáticos fecham em alta com recuperação de indústria chinesa

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – À espera de dados sobre a economia mundial, principalmente, a norte-americana, os mercados acionários globais operam sem rumo no pregão desta quinta-feira (1).

Em função da tempestade Sandy, que paralisou as bolsas de Nova York na segunda e terça, a publicação de dados importantes nos EUA, como a confiança do consumidor e o relatório ADP de emprego no setor privado, foi reprogramada para este pregão.

Além destes indicadores, a agenda norte-americana também reserve o ISM, que mede o nível de atividade industrial nos EUA, o relatório semanal sobre a quantidade de pedidos de auxílio-desemprego, bem como o índice que mensura as despesas com a atividade de construção de imóveis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Recuperação da indústria
No continente asiático, onde os mercados já estão fechados, o sinal positivo foi predominante, após um indicador apontar a primeira expansão da indústria chinesa em três meses.

O PMI (Índice de Gerentes de Compra) da China, medido pelo HSBC, subiu para 49,5 em outubro – seu maior nível em oito meses – em comparação com a leitura final de 47,9 em setembro. Ainda que o índice continue em território contração, a alta é o mais recente sinal de recuperação da economia chinesa.

Pouco antes, o governo chinês publicou o PMI oficial do país, o qual aumentou para 50,2 em outubro, de 49,8 em setembro. Neste caso, o indicador sugeriu expansão da atividade, uma vez que ficou acima dos 50.

Continua depois da publicidade

Mercado nacional
Por aqui, no pregão pré-feriado de Dia de Finados, a atenção dos investidores recai sobre a temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre, com destaque para a divulgação dos números da Eletropaulo (ELPL4), Gerdau (GGBR4), Metalúrgica Gerdau (GOAU4), Usiminas (USIM3; USIM5) e Pão de Açúcar (PCAR4).

A agenda econômica reserva o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) da FGV (Fundação Getulio Vargas), a pesquisa industrial mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de números sobre a balança comercial.

Tópicos relacionados