Bolsas nos EUA fecham em alta após dados corporativos e BCE

O índice Dow Jones subiu 1,31%, a 16.614 pontos, enquanto o S&P 500 teve ganho de 1,96%, a 1.941 pontos; o índice de tecnologia Nasdaq subiu 2,4%, a 4.419 pontos

Reuters

Sede do Banco Central Europeu (Bloomberg)

Publicidade

NOVA YORK – Os principais índices acionários dos Estados Unidos subiram nesta terça-feira, com o S&P 500 em alta pela quarta sessão seguida, impulsionados por fortes resultados corporativos, incluindo o da Apple.

O índice Dow Jones subiu 1,31 por cento, a 16.614 pontos, enquanto o S&P 500 teve ganho de 1,96 por cento, a 1.941 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq subiu 2,4 por cento, a 4.419 pontos.

A tendência de alta foi ajudada por uma notícia publicada pela Reuters, dizendo que o Banco Central Europeu (BCE) está considerando a compra de bônus corporativos. A notícia levou a fortes negociações de futuros antes da abertura do mercado e ajudou a tirar o índice europeu de ações do nível mais baixo em 13 meses registrado na semana passada.

Continua depois da publicidade

“Isso está ajudando o mercado a respirar um pouco aliviado”, disse o estrategista de mercado da Stifel, Nicolaus & Co, Kevin Caron.

O S&P ganhou mais de 6 por cento desde a mínima registrada na sessão de quarta-feira. O índice fechou nesta terça-feira acima das médias móveis de 14 dias e de 200 dias.

A ação da Apple subiu 2,7 por cento, a 102,47 dólares, um dia após a empresa divulgar receitas que superaram as expectativas, ajudada pelas vendas de iPhone. A empresa também apresentou forte projeção para o último trimestre do ano.

Continua depois da publicidade

Tanto o maior ganho como a maior queda percentual do S&P 500 tiveram relação com resultados corporativos trimestrais. A maior alta foi da Waters Corp, que subiu 9,9 por cento, enquanto a maior queda foi a Chipotle, com perda de 7 por cento.

Enquanto os resultados corporativos têm sido fortes, de maneira geral, as preocupações continuam em relação ao ritmo de crescimento da economia global. O Produto Interno Bruto da China subiu 7,3 por cento no terceiro trimestre, ritmo mais lento desde o primeiro trimestre de 2009.

“A natureza desta retomada será de curto prazo”, disse o diretor-geral da Beam Capital Management LLC, Mohannad Aama. “Os motivos para o derretimento do mercado na semana passada ainda estão aí”.

Continua depois da publicidade

As vendas de imóveis usados nos Estados Unidos subiram 2,4 por cento em setembro, acima das expectativas, atingindo o maior patamar em um ano.