Bolsas norte-americanas revertem no final do pregão e fecham em alta

Principais bolsas dos EUA fecham em alta, após operarem em queda durante maior parte das negociações

Publicidade

SÃO PAULO – Após operarem a maior parte do pregão em baixa, as principais bolsas norte-americanas reverteram no final das negociações e fecharam o pregão desta terça-feira em ligeira alta, apesar do fraco desempenho do índice de confiança do consumidor referente a fevereiro. A reversão das bolsas foi possibilitada pela recuperação de alguns papéis no decorrer do pregão, alguns dos quais, apesar de não terem fechado em alta, desaceleraram consideravelmente as quedas.

Neste sentido, os papéis da fabricante de aeronaves Boeing desaceleraram as quedas iniciadas na última segunda-feira, fechando em baixa de 0,70%. As ações da fabricante de equipamentos de telecomunicações AT&T fecharam em alta de 0,55%, após registrarem forte desvalorização no início das negociações.

Saddam declara que não destruirá mísseis

A baixa das bolsas norte-americanas no início das negociações refletiu, em grande medida, a repercussão das declarações do presidente iraquiano, Saddam Hussein, em relação à destruição dos mísseis encontrados no Iraque. Saddam afirmou que não destruirá os mísseis, contrariando a designação dos inspetores de armas da ONU.

O chefe dos inspetores de armas, Hans Blix, ordenou que Saddam Hussein destruísse os mísseis, uma vez que o poder de alcance dos mesmos está fora do limite permitido pelo Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

Confiança do consumidor atinge menor nível desde 1993

O fraco desempenho registrado pelas principais bolsas durante boa parte do pregão decorreu, em parte, do baixo patamar atingido pelo consumer confidence, indicador que mede o grau de confiança dos consumidores na economia norte-americana. Neste sentido, o indicador registrou 64 pontos em fevereiro, ficando bem aqüém dos 77 pontos projetados pelo mercado. Houve também uma queda em relação a dezembro, quando a confiança dos consumidores atingia 78,8 pontos.

O patamar atingido pelo consumer confidence no mês de fevereiro é o menor desde outubro de 1993, época na qual a economia norte-americana ainda sofria dos efeitos gerados pela Guerra do Golfo. Vale ressaltar que uma retração da confiança dos consumidores é extremamente desfavorável à recuperação econômica do país, uma vez que as expectativas de menor renda futura levam a menores gastos com consumo no presente, desaquecendo, dessa forma, a atividade econômica.

Continua depois da publicidade

Apesar do fraco desempenho atingido pelo consumer confidence, o existing home sales, indicador que mede o número de casas vendidas nos EUA, registrou 6,09 milhões de casas vendidas no período que agrega os doze últimos meses até janeiro. O resultado do indicador superou as expectativas do mercado, visto que os analistas projetavam um patamar de 5,80 milhões de casas vendidas.

Ações da Home Depot fecham em alta

A rede varejista Home Depot anunciou nesta terça-feira seus resultados relativos ao quarto trimestre de 2002, reportando um lucro líquido de US$ 686 milhões, correspondentes a 30 centavos por ação. Em termos percentuais, isto representa uma queda de 3,4% do lucro líquido da empresa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

A retração do lucro da empresa decorre de uma queda substancial das vendas no período, devido a uma forte perda de mercado para a concorrente Lowe’s. Apesar dos fracos resultados, as perspectivas para os próximos meses são de recuperação, uma vez que a empresa redefiniu suas estratégias de atuação no mercado. Assim, os papéis da varejista fecharam em forte alta de 3,11%.

Continua depois da publicidade

Bolsas fecham em alta

O índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, fechou em alta de 0,72% a 839 pontos, acumulando no ano forte baixa de 4,69%.
O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão em valorização de 0,65% atingindo 7.910 pontos e caindo 5,18% no ano,
enquanto a Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou alta de 0,50% chegando a 839 pontos e acumulando no ano leve baixa de 0,49%.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
S&P 500 +0,72 839 -2,65 -4,69
Dow Jones +0,65 7.910 -2,72 -5,18
Nasdaq C +0,50 1.329 -0,98 -0,49