Bolsas norte-americanas operam sem tendência definida pressionadas para a queda

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas norte-americanas operavam sem uma tendência definida, com o índice Nasdaq Composite e o S&P 500 em alta às 13h00 de Nova York, e o índice Dow Jones Industrial em queda. O mercado apresenta tendência positiva desde a sua abertura, mas vem perdendo fôlego já há algum tempo.
A alta do começo do dia foi impulsionada pela reversão do processo de queda iniciado no final do pregão de ontem. Analistas atribuem parte dessa mudança aos números divulgados pelo Fed, os quais demonstram que o crédito ao consumidor não vem caindo tão rapidamente quanto outros indicadores econômicos. Após a notícia, a bolsa eletrônica Nasdaq, por exemplo, valorizou-se quase 7% em apenas 1 hora, reduzindo a queda e fechando em baixa apenas moderada de 0,49%. Outra boa notícia veio das empresas varejistas, que anunciaram hoje vendas da primeira semana de janeiro em linha com a expectativa de mercado ou em alguns casos, como o da gigante Wal Mart, superiores às expectativas. Indicadores como esses estão injetando otimismo nos investidores, que continuam atentos principalmente às divulgações de resultados das empresas.

O Dow Jones Industrial, índice que reúne as blue chips norte-americanas, operava em queda de 0,49%, cotado a 10.569,70 pontos. As ações da DuPont (-3,49%) eram as que mais caíam, seguidas de perto pelos conglomerados financeiros American Express (-2,04%), JP Morgan (-1,52%) e Citigroup (-1,17%). As varejistas Wal-Mart e Home Depot, mesmo após reportarem uma semana de boas vendas, tinham seus papéis em queda de 1,04% e 1,70% respectivamente. Já as ações da AT&T valorizavam-se 10,28%, após terem sido elevadas pelo banco de investimentos Morgan Stanley de neutral para strong buy. Outras companhias que operavam em alta eram Microsoft (+6,13%), Phillip Morris (+3,57%) e SBC Communications (+3,49%).

O Nasdaq Composite, índice que reúne os papéis das empresas de tecnologia, operava em alta de 0,60%, a 2.410,34 pontos. Os destaques positivos eram WorldCom (+8,25%), Dell Computer (+5,56%), Oracle (+3,97%) e Sun Microsystems (+3,10%). A varejista Amazon.com anunciou hoje expectativa de vendas de US$ 960 milhões no quarto trimestre, abaixo do US$ 1 bilhão previsto por analistas. A Goldman Sachs tratou de rebaixar os papéis da empresa de buy para outperform, mas mesmo assim eles eram negociados em alta de 2,20%. O mega portal Yahoo! (+2,99%), também operava em alta, mesmo tendo suas ações rebaixadas, desta vez pelo ABN Amro Bank. O destaque negativo era a fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson (-7,14%), influenciada pela sua concorrente Nokia, a maior fabricante de aparelhos celulares do mundo. A empresa finlandesa anunciou que suas vendas cresceram 64% ano passado, abaixo do crescimento de 70% aguardado pelo mercado.

O S&P 500, índice que concentra as ações das 500 maiores empresas norte-americanas, apresentava valorização de 0,11%, sendo cotado a 1.297,28 pontos. Entre as empresas que mais subiam, vale citar Lucent Tecnologies (+7,72%), America Online (+4,52%), a varejista The Limited (+4,33%) e a empresa de telecomunicações Verizon Communications (+3,57%), após afirmar que alcançará ou excederá suas expectativas de resultado para o quarto trimestre. Por outro lado, a Texas Instruments caía 5,05%, seguida pela Motorola (-3,16%), que também era influenciada pelos números de sua concorrente Nokia.

Compartilhe