Bolsas norte-americanas fecham em queda no primeiro pregão da AOL Time Warner

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas norte-americanas encerraram o último pregão da semana em queda, com parte do pessimismo atribuído aos números relativos à inflação do mês de dezembro, divulgados hoje pelo Departamento de Trabalho dos EUA. Segundo o órgão do governo, a inflação no atacado (PPI – Producer Price Index) ficou estável, enquanto o mercado esperava uma alta de 0,1%. Já o Core PPI, índice que reflete o nível de inflação com mais fidelidade por excluir as categorias alimentos e energia (consideradas muito voláteis), ficou em 0,3%, enquanto o mercado aguardava algo em torno de 0,1%. Os investidores temem que esses indicadores possam retardar a queda dos juros nos EUA. Os fabricantes de PCs foram o destaque negativo, após HP e Dell anunciarem que não alcançarão os resultados previstos para o primeiro trimestre devido à diminuição dos gastos corporativos com tecnologia de informação.

O Dow Jones Industrial, índice que concentra as blue chips, fechou em baixa de 0,79%, a 10.525,38 pontos. Entre os destaques negativos, vale citar a fabricante de equipamentos HP (-5,21%), que teve seus papéis rebaixados por diversas corretoras após reduzir suas expectativas de lucro para o trimestre. A Microsoft (-2,73%), além de ter sido influenciada pelo mau desempenho das fabricantes de PCs, teve sua situação complicada no processo antitruste, pois o Departamento de Justiça norte-americano entrou com um pedido de manutenção do juiz Thomas Jackson no caso. A empresa alega que o juiz é parcial no caso. Já entre as maiores altas está a AT&T (+5,11%), que aumentará sua participação na provedora de acesso à internet em alta velocidade Excite@Home de 23% para 38%. O negócio de US$ 2,9 bilhões se dará pela troca de ações dela com as controladoras Comcast e Cox Communications. Outras empresas que fecharam em alta foram as varejistas Wal Mart (+1,93%) e Home Depot (+0,13%), além das companhias de bens de consumo McDonaldïs (+2,87%), Johnson & Johnson (+2,30%) e Phillip Morris (+1,50%).

O Nasdaq Composite, índice que reúne os papéis das empresas do setor de tecnologia, apresentou desvalorização de 0,53%, a 2.626,26 pontos. O destaque negativo foi a Ariba, com queda de 18,88%. A fabricante de softwares para business to business anunciou ontem após o encerramento do pregão que apesar de ter batido as estimativas de lucro para o trimestre, sua previsão é de redução na taxa de crescimento de seu faturamento. Outra empresa que fechou em queda foi a fabricante de sistemas Sun Microsystems (-4,70%), que teve seus papéis rebaixados de buy para neutral pela Salomon Smith Barney. Por outro lado a varejista Amazon (+4,04%) e a Yahoo! (+2,66%) obtiveram valorização em suas ações, seguidas por Qualcomm (+1,77%), JDS Uniphase (+1,65%) e Ericsson (+0,51%).

O S&P 500, índice que reflete o desempenho das ações das 500 maiores empresas dos EUA, encerrou em queda de 0,62%, a 1.318,55 pontos. A fabricante de PCs Gateway está entre as maiores baixas, com queda de 9,39%. Outras empresas que se desvalorizaram foram a fabricante de sistemas Unisys (-5,76%), as fabricantes de semicondutores Intel (-3,75%) e Texas Instruments (-3,53%), além da AOL Time Warner (-1,61%). Por outro lado, a Xerox fechou em alta de 10,09%, além das varejistas The Limited (+5,95%) e K-Mart (+5,83%), da Lucent Tecnologies (+4,12%) e da Bristol Myers (+3,97%).

Compartilhe