Bolsas no exterior operam mistas, mobilização de servidores por reajuste e mais assuntos que vão movimentar o mercado hoje

Mercados operam sem direção definida em meio à semana com pouca liquidez nos mercados globais

Equipe InfoMoney

Publicidade

Em mais um dia com baixa liquidez, as bolsas globais operam na manhã desta quarta-feira (29) sem sinais distintos, com os índices futuros de Nova York em alta, as bolsas europeias mistas e os mercados asiáticos em queda.

Por aqui, atenção para a assembleia de servidores federais às 10h30, que deve deliberar sobre a mobilização por reajuste. Fiscais da Receita já vêm implementando operação padrão (trabalho com rigor extremo que reduz o fluxo) e mais de 700 delegados entregaram cargos de chefia.

Atenção ainda para o leilão de mais um bloco da Cedae, no Rio de Janeiro, com valor mínimo de R$ 1,16 bilhão.

Continua depois da publicidade

Entre os indicadores, destaque para o IGP-M, a inflação do aluguel, que teve alta de 0,87% em dezembro, após 0,02% em novembro. Além disso, saem os dados do Governo Central.

1. Bolsas mundiais

Estados Unidos

Os índices futuros americanos registram alta no início desta manhã. Tradicionalmente, as bolsas têm altas nos últimos cinco dias de negociações em dezembro e nos primeiros cinco de janeiro.

Este período é conhecido como “rali do Papai Noel” (“Santa Claus rally” em inglês), em que o S&P tem retorno, em média, de 1,7% desde 1928. Na véspera, o Dow marcou seu quinto dia de ganhos consecutivos, com alta de mais de 90 pontos; o S&P se aproximou de um novo recorde para um dia, antes de fechar em queda; e o Nasdaq recuou 0,6%.

Continua depois da publicidade

Índices futuros dos EUA às 7h40:

Ásia

O Banco do Povo da China (PBoC) aumentou a injeção de liquidez de curto prazo no sistema bancário nos últimos dois dias, em meio ao reiterado compromisso do governo para manter a solidez da segunda maior economia do planeta.

Nesta quarta-feira, 29, a autoridade monetária realizou operação de recompra reversa (repo) com vencimento em 7 dias totalizando 200 bilhões de yuans. Segundo a Bloomberg, o valor compensou 10 bilhões de yuans que venceriam hoje.

Na terça-feira, o PBoC já havia feito operação com as mesmas configurações, que representou o maior volume de injeção de dinheiro no sistema desde outubro. Com isso, o rendimento do título público chinês de 10 anos renovou mínimas desde junho de 2020. Por volta das 4h58 (de Brasília), o juro do bônus de uma década recuava a 2,806%.

Publicidade

Fechamento bolsas asiáticas

Europa

Na Europa, o índice Stoxx 600, que reúne as ações de 600 empresas de todos os principais setores de 17 países europeus, avança 0,2%. Nesta quarta, os mercados da Irlanda e do Reino Unido voltam a abrir após os feriados de Natal.

Bolsas europeias:

Commodities

Os preços do petróleo operam de forma mista, após registrarem novas altas em meio à valorização dos mercados nesta semana.

Ambos os contratos estão sendo negociados perto de seus níveis mais altos em um mês, auxiliados pela força das ações.

Continua depois da publicidade

Bitcoin

2. Agenda e indicadores

Brasil

Estados Unidos

3. Reajuste servidores

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou nesta terça-feira servidores públicos que têm pedido aumento salarial, alegando que isso traria inflação e que um reajuste geral seria um desastre similar ao do rompimento da barragem de Brumadinho.

Nas declarações, enviadas em grupos de mensagens de celular compostos por membros do governo Jair Bolsonaro, Guedes afirma que se o governo aumentar salários “e a doença voltar”, em referência à pandemia do Covid-19, o país vai quebrar.

“Quem pede aumento agora não quer pagar pela guerra contra o vírus. Está dizendo ‘já tomei minha vacina, agora quero reposição de salário: não vou pagar pela guerra ao vírus'”, afirmou ele num trecho das mensagens.

Publicidade

“Reajuste geral para funcionalismo é inflação subindo, Brumadinho e Macri nas eleições! Brumadinho: pequenos vazamentos sucessivos até explodir barragem e morrerem todos na lama”, prosseguiu o ministro.

Guedes lembrou o aumento autorizado pelo governo a policiais e citou categorias que passaram a demandar reajuste, como servidores da Receita Federal e do Banco Central, antes de pontuar que agora todos pedem o benefício.

Segundo ele, não haveria problema em conceder reajustes dentro de um plano de reestruturação de carreiras, após a aprovação da reforma administrativa, travada no Congresso.

“A reforma administrativa corta 30 bilhões [de reais] por ano: poderia aumentar 10% salários do funcionalismo após a reforma, valorizando o funcionalismo atual, pois ficaria zero a zero”, afirmou Guedes.

Procurado, o Ministério da Economia afirmou que não comentaria o assunto.

Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento de 2022 com previsão de 1,7 bilhão de reais para reajuste de salários de policiais federais e policias rodoviários federais, beneficiados após negociação com Bolsonaro.

Isso criou insatisfação em outras áreas do funcionalismo que estão sem reajuste desde o início da atual gestão. Auditores da Receita Federal, por exemplo, entregaram cargos de chefia e anunciaram redução das atividades para pressionar o governo a liberar recursos ao órgão e regulamentar o pagamento de bônus.

4. Covid

Um estudo publicado nesta semana por cientistas da África do Sul indicou que a variante Ômicron pode impulsionar em quatro vezes a resistência contra a variante Delta, tomando o seu lugar.

Caso a Ômicron tome o lugar da Delta e se mostre menos agressiva, “a incidência de Covid severa seria reduzida e a infecção poderia passar a ser menos disruptiva para indivíduos e para a sociedade”, escreveram os pesquisadores, liderados por Khadija Khan do Africa Health Research Institute.

Até o momento foram confirmados mais de 4,1 milhões de casos de Covid nos Estados Unidos em dezembro, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.

Em todo o mês de novembro foram confirmados 2,54 milhões de casos. A média de novos casos em sete dias encerrados em 27 de dezembro ficou em 231.888, mais do que o triplo daquela do mesmo intervalo encerrado em 27 de novembro.

Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados na terça-feira 77 casos da variante Ômicron do coronavírus no Brasil.

No mais, em um dia foram registrados 8.356 novos casos de Covid, segundo informações do consórcio de veículos de imprensa divulgadas às 20h da terça-feira. A média móvel de novos casos em sete dias foi de 4.956, o que representa alta de 5% em relação ao patamar de 14 dias antes.

Os números continuam a ser afetados por um ataque hacker realizado em 10 de dezembro contra o site do Ministério da Saúde e ao aplicativo e à página do ConectSUS, que vêm prejudicando o registro de casos por estados.

O Brasil registrou 148 mortes por Covid-19 em 24 horas. Assim, a média móvel de mortes por Covid em 7 dias no Brasil ficou em 105, queda de 30% em comparação com o patamar de 14 dias antes.

Chegou a 142.887.698 o número de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid no Brasil, o equivalente a 66,98% da população. Mas 13 estados não divulgaram dados de vacinação, duas semanas após o ataque hacker.

O número de pessoas que tomaram ao menos a primeira dose de vacinas atingiu 161.089.958 pessoas, o que representa 75,52% da população. A dose de reforço foi aplicada em 25.521.338 pessoas.

5. Radar Corporativo

Aliansce Sonae (ALSO3)

Em fato relevante, a Aliansce Sonae confirmou nesta manhã que iniciou conversas preliminares com a Br Malls sobre uma potencial combinação de negócios, porém afirma que não existe acordo, oferta ou proposta acerca da referida potencial transação.

Vale (VALE3)

A mineradora Vale afirmou que teve conversas preliminares com a Anglo American sobre a possibilidade de desenvolver, em parceria, recursos minerários do Projeto Serpentina, em Minas Gerais.

Esta seria uma forma de potencializar a infraestrutura já existentes nas operações de ferro do projeto Minas-Rio, da Anglo American.

As informações foram prestadas em resposta à reportagem recente da Bloomberg de que haveria interesse da Vale em comprar fatia do projeto Minas-Rio, mas a mineradora ressaltou em comunicado que não há qualquer decisão a respeito.

Petrobras (PETR3;PETR4)

A Petrobras informou na terça que assinou com a Shell Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Petrogal contratos de compra e venda de gás para operações conhecidas como swap, em meio à abertura do mercado do insumo no Brasil.

Por meio do contrato, a Petrobras processa o gás produzido pelas operadoras. Após esta etapa, o gás é novamente disponibilizado para as empresas transportarem até seus clientes.

No mais, a Petrobras informou ainda que inicia em parceria com a Vibra no próximo mês testes com o chamado diesel R5, que tem 5% de conteúdo renovável, como óleo de soja, a ser produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar).

Prévia Ibovespa

A B3 divulgou sua terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa para o período de janeiro a abril de 2022, confirmando entrada da Positivo Tecnologia (POSI3) e CSN Mineração (CMIN3), assim como a saída da Getnet (GETT11).

(Com Reuters, Bloomberg e Estadão Conteúdo)

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.