Bolsas na Europa registram 3º dia de queda consecutivo

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, fechou em queda de 0,35%, a 1.385 pontos

Reuters

Publicidade

LONDRES – As ações europeias caíram pela terceira sessão consecutiva nesta terça-feira, com companhias que negociam commodities denominadas em dólares, como petróleo, sendo impactadas após investidores aumentarem as apostas em que a alta dos juros dos Estados unidos virá mais cedo que o esperado.

Uma pesquisa de economistas do Federal Reserve, banco central dos EUA, publicada na segunda-feira, mostrou que membros do Fed esperam uma trajetória mais alta para os juros do que investidores, impulsionando os rendimentos dos bônus e levando o dólar a uma máxima de 14 meses contra o euro.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, fechou em queda de 0,35 por cento, a 1.385 pontos, recuando ainda mais da máxima de seis anos e meio atingida na quinta-feira no auge de um rali de quatro semanas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O petróleo e outras commodities que dependem de crescimento econômico caíram após o relatório do Fed, pressionando papéis de petroleiras como a Royal Dutch Shell, que amargou recuo em suas duas classes de ações de 1 e 1,5 por cento.

As ações de telecomunicações tiveram, no entanto, um desempenho acima da média auxiliadas por especulações sobre fusões e aquisições.

A Telecom Italia subiu 3 por cento após a mexicana América Móvil afirmar que irá negociar com a brasileira Oi uma oferta conjunta para comprar a unidade brasileira do grupo italiano, a TIM Participações.

Continua depois da publicidade

Marco Fossati, investidor da companhia italiana, disse na semana passada que qualquer oferta pela TIM deve atribuir um valor para a companhia de telefonia móvel brasileira de cerca de 11 vezes o lucro.

“Espera-se que a oferta seja generosa”, disse um analista baseado em Milão, destacando que a oferta recente da espanhola Telefónica pela GVT avaliou o grupo em 12 vezes o lucro.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,08 por cento, a 6.829 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,49 por cento, a 9.710 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,5 por cento, a 4.452 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,68 por cento, a 21.149 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou queda de 1,36 por cento, a 10.951 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve baixa 1,49 por cento, a 5.940 pontos.