Bolsas mundiais voltam do fim de semana em campo positivo

Sinais de melhora na indústria chinesa e compra de dívida da Grécia anima investidores mundo afora

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria das bolsas mundiais apresenta alta no pregão desta segunda-feira (3) com investidores animados por notícias vindas de China e Grécia. 

Na Ásia, o PMI (índice de gerente de compras) da indústria chinesa subiu para 50,6 em novembro – a maior leitura em sete meses, de acordo com dados oficiais. A melhoria do setor industrial do país foi confirmada pelo PMI do HSBC, o qual saltou para 50,5 na leitura final do mês passado.

Qualquer medição acima do patamar de 50 indica expansão da atividade. “Ainda é cedo para falar de um fim da desaceleração na China, mas os dados recentes foram certamente encorajadores”, afirma relatório do Danske Bank.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Recompra de dívida
No Velho Continente, a Grécia anunciou uma recompra de € 10 bilhões em títulos públicos, com objetivo de aliviar sua difícil situação financeira. O sucesso da operação é a chave para liberação da parcela de ajuda internacional congelada desde junho.

Atenas oferecerá aos detentores de dívida a aquisição de bônus, com vencimento entre 2023 e 2042, por um preço abaixo do nominal (de no máximo 34,1%) para conseguir reduzir a carga financeira do país em pelo menos € 20 bilhões. A oferta ocorrerá às 17h00 (horário de Londres) em 7 de dezembro.

Em meio aos preparativos da oferta, os ministros de Finanças da zona do euro se reúnem nesta segunda-feira em Bruxelas. A chanceler alemã, Angela Merkel já admitiu, em entrevista ao jornal “Bild am Sonntag”, a possibilidade de um segundo perdão da dívida grega dentro de alguns anos, desde que o governo siga o roteiro de austeridade defendido pelos credores internacionais.

Continua depois da publicidade

Indústria europeia
Na agenda de indicadores, o PMI do setor industrial da zona do euro subiu para 46,2 em novembro, de acordo com o instituto de pesquisas Markit. O número marca o patamar mais alto em oito meses, mas também o décimo sexto mês de deterioração da atividade – abaixo do nível de 50 pontos.

Nos Estados Unidos, a agenda também reserva dados sobre a atividade industrial, bem como um relatório sobre despesas com a atividade de construção de imóveis.

Pregão estendido
No Brasil, o pregão regular de ações será estendido em meia hora a partir desta segunda. As negociações acontecerão das 10h00 até as 17h30 (hora de Brasília). Antes a sessão terminava às 17h30. 

Do econômico, atenção para os tradicionais Boletim Focus e balança comercial. Também será divulgado o PMI de indústria do HSBC.