Futuros de NY e bolsas mundiais caem após escalada do conflito no Oriente Médio

Principais índices operam em queda após movimentação de Israel em relação ao Irã e escalada do conflito no Oriente Médio

Equipe InfoMoney

Publicidade

A escalada do conflito entre Israel e Irã, com ataque em solo iraniano realizado nesta sexta-feira, abalou os principais índices de ações e indicadores mundiais. Os futuros de NY operavam em queda, com Dow Jones perdendo 0,03%, S&P 500 em estabilidade e Nasdaq com baixa de 0,13%.

Israel lançou um ataque em solo iraniano nesta sexta-feira, segundo fontes, na mais recente troca de acusações entre os dois arquiinimigos, cujas décadas de guerra sombria se tornaram públicas e ameaçaram arrastar a região para um conflito mais profundo.

“A intenção não parece ser infligir danos em larga escala, inclusive em bases militares próximas, e desencadear uma guerra interestatal completa, que continuamos a considerar muito improvável”, escreveu Hasnain Malik, chefe de pesquisa de ações da Tellimer, em uma nota.

Continua depois da publicidade

Os mercados acionários europeus exibem sinal negativo nesta sexta-feira. O ataque reforçava a cautela com tensões no Oriente Médio, mas a avaliação em geral é de que a ação foi contida, enquanto Teerã sinaliza que não planeja retaliação, ao menos de imediato. Além disso, investidores avaliam indicadores da região. O índice pan-europeu Stoxx 600 operava em baixa de 0,36%, em 497,88 pontos.

Já para o petróleo, os ataques relatados em torno de alvos em Isfahan, no Irã, atribuídos a Israel, reacenderam preocupações com potenciais choques petrolíferos. Os preços da commodity chegaram a subir 4% hoje, mas se acomodaram.

(Com Reuters, Bloomberg e Estadão)