Bolsas mundiais operam instáveis com cenário incerto nos EUA e Itália

Com agenda econômica pouco relevante, investidores estão de olho no primeiro dia da reunião do Federal Reserve

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – Na ausência de indicadores econômicos, os mercados acionários mundo afora alternam entre ligeiras perdas e ganhos nesta terça-feira (11), com investidores ainda nervosos com o futuro político na Itália e as negociações para evitar o abismo fiscal nos EUA.

No fim de semana, o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, afirmou que deixaria o cargo logo que o parlamento aprove a legislação orçamental para 2013, o que deve ocorrer até o fim do ano. Uma vez que, no mesmo dia Silvio Berlusconi também declarou seu interesse em voltar a governar o país, o anúncio de Monti causou receio no mercado e abriu espaço para eleições antecipadas na Itália.

Contudo, na véspera, o atual premiê italiano tentou tranquilizar os investidores, ao dizer que as reações dos mercados “não devem ser dramatizadas”. Ele se mostrou confiante de que o governo que vencer as próximas eleições gerais da Itália “será altamente responsável” e orientado para a União Europeia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Recompra grega
Também no Velho Continente, termina nesta quarta o prazo da recompra de títulos públicos da Grécia. Parece que o país será capaz de atingir a meta de retirar € 30 bilhões em dívida do mercado. Isso pode abrir caminho para que os ministros de Finanças da zona do euro formalizem a liberação da próxima parcela de ajuda à Atenas na reunião que começa na quinta-feira.

Abismo fiscal
Nos EUA, os políticos continuam longe de chegar a um acordo sobre o orçamento público, que evitará um conjunto automático de aumento de impostos e corte de gastos em janeiro. Com o prazo do abismo fiscal se aproximando, os investidores optam pela cautela antes da decisão do Federal Reserve sobre os próximos passos da política monetária dos EUA.

O banco central norte-americano inicia uma reunião de dois dias, nesta quarta-feira, a qual será acompanhada de previsões atualizadas sobre o crescimento econômico e a decisão sobre a taxa básica de juros do país. O resultado do encontro será divulgado na tarde de quarta-feira.

Continua depois da publicidade

Agenda fraca
Na agenda econômica, atenção para a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já nos EUA, o Departamento de Comércio apresenta a balança comercial mensal do país.