Bolsas mundiais caem com incertezas políticas na Itália

Premiê italiano pode deixar o cargo em breve; abismo fiscal nos EUA colabora para o sentimento negativo

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A cautela dá o tom às bolsas mundiais no pregão desta segunda-feira (10). Tanto os mercados europeus, quanto os principais índices acionários dos EUA registram queda nesta manhã, indicando a preocupação dos investidores com a situação política da Itália.

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti afirmou no sábado que pretende deixar o cargo logo que o parlamento aprove a legislação orçamental para o próximo ano. Esta decisão surgiu no mesmo dia em que Silvio Berlusconi anunciou que vai se candidatar nas próximas eleições legislativas.

O orçamento deve ser aprovado até o fim do ano, isso significa que a renúncia do premiê pode vir logo em seguida. Nesse cenário, as eleições poderiam acontecer um mês depois.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Recompra de dívida
Também no Velho Continente, a Grécia estendeu até terça-feira a operação de compra de dívida pública. O governo lançou a oferta há uma semana com prazo marcado até a última sexta-feira.

Mas, nesta segunda-feira, o país anunciou a decisão de estender o prazo para participar na recompra de títulos até às 12h00 (horário de Londres) do dia 11 de dezembro. A operação é essencial para que a Grécia possa receber a próxima parcela da ajuda acordada com os credores internacionais. O valor da recompra ronda os € 10 bilhões.

Abismo fiscal
Nos EUA, as negociações para evitar o abismo fiscal continuam no foco. No domingo, o presidente norte-americano, Barack Obama, e o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, se encontraram na Casa Branca para um debate sobre o orçamento. Mas, segundo a imprensa internacional, as linhas de negociações continuam abertas.

Continua depois da publicidade

Economia chinesa
Na Ásia, por outro lado, os mercados acionários fecharam em alta, depois de números positivos sobre a economia da China. A produção industrial do país, bem como as vendas no varejo superaram as previsões no mês passado. O índice da indústria subiu 10,1% em novembro ante o ano anterior, contra estimativa de 9,8%. Já o crescimento das vendas foi de 14,9%.

Mesmo assim, as exportações chinesas aumentaram apenas 2,9% em novembro contra o ano passado, em comparação com a expectativa de alta de 9%. Em outubro, o avanço foi de 11,6%. As importações permaneceram estáveis no confronto anual.