Bolsas latinas fecham em queda e Argentina pode ter crise energética

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

18h46 – 06/06
InfoMoney

São Paulo – Os principais mercados latino-americanos fecharam em queda num dia sem grandes novidades nos mercados internacionais. A Bovespa fechou em baixa prejudicada pelas operações de realização de lucros, que ocorreram graças às altas dos últimos pregões.
Na Argentina, o destaque ficou por conta das notícias de que o país pode enfrentar uma crise energética em dois anos. O alerta partiu do secretário de Energia Alejandro Sruoga, o qual afirmou serem necessários maiores investimentos em geração e transporte de energia elétrica. A Argentina conta com uma capacidade produtora de 22.000 megawatts, sendo suficiente para atender a demanda atual.
O índice Merval da Bolsa da Argentina fechou em queda de 0,83%, cotado a 439,1 pontos, onde as desvalorizações mais significativas foram registradas nas ações das siderúrgicas Siderar (-5,36%) e Siderca (-2,00%), assim como nos papéis da Telefonica (-2,99%), do grupo financeiro Galicia (-1,18%) e da Telecom Argentina (-0,62%). Por outro lado, contrariaram a tendência da bolsa argentina e fecharam em alta os papéis do banco Galicia y Buenos Aires (+1,61%), seguidos pelas ações da transportadora de Gas del Sur (+0,74%) e da holding Perez Companc (+0,66%).
O presidente mexicano Vicente Fox, continuando sua viagem pela Ásia, disse hoje em seu primeiro dia de visita à China que o México apoiará sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC). Em conversas com o presidente Jiang Zemin, Fox afirmou esperar que ambos os países afirmem um acordo bilateral de comércio.

O índice IPC da Bolsa do México fechou em alta de 1,78%, cotado a 6.790,9 pontos, com os principais ganhos sendo verificados nas ações da Carso Telecom (+9,88%) e nos papéis da empresa de materiais de construção ICA (+2,76%). Do mesmo modo, tiveram bom desempenho as ações da fabricante de bens de consumo Kimberly Clark (+2,21%), da Cemex (+1,73%) e da empresa de telefonia Telefonos de México (+0,74%). Por outro lado, as quedas mais significativas foram registradas nos papéis da seguradora Savia (-18,30%), assim como nas ações da mineradora Hylsamex (-2,76%) e da TV Azteca (-1,62%). Também não apresentaram bom desempenho os papéis do Banamex (-1,13%) e da companhia de materiais de construção Apasco (-0,30%).
No Chile, os senadores apóiam majoritariamente o projeto de redução dos impostos à pessoa física. A proposta inclui uma compensação das reduções com o aumento dos impostos às empresas. O índice IPSA da Bolsa de Santiago fechou em queda de 0,12%, cotado a 109,1 pontos.
















Outros mercados:
Brasil Ibovespa -0,43%
Peru ISBVL -0,99%
Venezuela ICB -0,43%

Tópicos relacionados