Publicidade
SÃO PAULO – As bolsas europeias operam em baixa nesta quinta-feira (22), em linha com os mercados futuros dos EUA e com o fechamento das bolsas asiáticas. Tanto o ouro quanto o petróleo recuam no mercado de commodities, favorecendo o dólar, que se valoriza frente às principais divisas internacionais – euro, iene e libra esterlina.
Em sessão com agenda econômica tímida nos EUA, destaca-se o Initial Claims (10h30), com os pedidos de auxílio-desemprego semanal no período até 17 de outubro. Também será anunciado o House Price Index (12h00), que mede o preço cobrado pelas hipotecas às famílias norte-americanas. Por fim, ênfase para o Leading Indicators (12h00), com uma compilação de índices já divulgados referentes ao mês de setembro.
Haverá ainda o discurso dos presidentes regionais dos Feds de Boston, Nova York e Chicago, Eric Rosengren (10h30), William Dudley (13h00) e Charles Evans (18h00), respectivamente.
Expansão de 8,9%
O PIB (Produto Interno Bruto) da China mostrou crescimento de 8,9% no decorrer do terceiro trimestre deste ano, impulsionado pelos programas de expansão de crédito promovidos pelo governo durante o período. Contudo, para o porta-voz do governo chinês Li Xiaochao, “a base da recuperação econômica ainda necessita de consolidação e a insuficiência da demanda externa é severa”
Correção do petróleo
À luz da superação da casa dos US$ 80,00 pela cotação do barril de petróleo, analistas técnicos da TheStreet observam níveis de resistência de Fibonacci entre 83 e 84. Conforme a análise, a junção entre volume reduzido e a divergência baixista do MACD elevam a probabilidade de uma correção no curto prazo, com características da onda V, o que sugere uma retração até a casa dos US$ 68,00.
Longo prazo atrativo
Para a Franklin Templeton, a maior parte dos mercados acionários “ainda está abaixo do valor justo e oferece potencial atrativo no longo prazo”. Nesse sentido, enquanto alguns índices acionários já acumulam valorização notável, “há um número elevado de ações com valuations que deverão apresentar performance favorável no decorrer dos próximos três a cinco anos.”
Continua depois da publicidade
Comércio e mercado aberto
No âmbito doméstico, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Mensal do Emprego (9h30) referente a setembro. Em adição, o Banco Central do Brasil anuncia a Nota de Mercado Aberto (10h00), com o perfil da dívida pública e as operações de mercado aberto. No cronograma de oferta primária de ações, há o início da negociação das ações da Brookfield em bolsa e o encerramento do processo de bookbuilding e fixação de preço por ação para a Iguatemi.
Estado insaciável
O governo brasileiro provavelmente elevará sua participação na Petrobras, de acordo com notícia veiculada no The Wall Street Journal. Conforme ressaltado por Guido Mantega, ministro da Fazenda, os acionistas minoritários da estatal “possuem o direito de subscrever até 60% do aumento de capital, mas provavelmente não exercerão seus direitos por completo, pois precisa de muito dinheiro para isso”. Caso os direitos não sejam exercidos, o Planalto terá caminho livre para aumentar sua participação na Petrobras.