Bolsas europeias têm alta com recuperação de ações do BES e alta de mineradoras

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, avançou 1,33%, a 1.376 pontos, depois de fechar em queda de 0,4% na terça-feira

Reuters

Publicidade

LONDRES – As bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, recuperando-se após as perdas da sessão anterior, impulsionadas pelo avanço das ações do Banco Espírito Santo (BES) e do setor de mineração.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, avançou 1,33 por cento, a 1.376 pontos, depois de fechar em queda de 0,4 por cento na terça-feira.

O papel BES, de Portugal, subiu quase 20 por cento, após atingir mínimas históricas na véspera, permitindo que o principal índice de ações da bolsa de Lisboa subisse mais de 3 por cento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo operadores, o BES continua sendo pressionado pelo fato de a holding da família fundadora do banco não ter quitado empréstimo superior a 1 bilhão de dólares. Porém, alguns investidores estão começando a considerar que a ação é uma barganha nos atuais níveis.

Eles acrescentaram que o BES também está sendo beneficiado pela extensão da proibição de vendas a descoberto de papéis do banco –apostas na queda futura dos preços do papel– e por expectativas, entre investidores, de que a instituição poderia levantar mais capital se necessário.

“É uma tempestade num copo d’água. É algo que é específico a Portugal, não tem repercussões mais amplas ao longo da zona do euro”, disse o diretor administrativo do McLaren Securities, Terry Torrison, em Mônaco.

Continua depois da publicidade

O setor de mineração também teve rali, após o crescimento econômico da China superar levemente as expectativas, indicando demanda resiliente no maior consumidor de metais do mundo.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,11 por cento, a 6.784 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,44 por cento, a 9.859 pontos.

Continua depois da publicidade

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,48 por cento, a 4.369 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,17 por cento, a 21.069 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,84 por cento, a 10.668 pontos.

Publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 3,07 por cento, a 6.299 pontos.