Bolsas europeias sobem, beneficiadas por pregão positivo de bancos e commodities

Investidores aguardam resultados corporativos; preços do petróleo e de metais sobem, e ações de mineiradoras se valorizam

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas europeias encerraram em alta nesta segunda-feira (19), puxadas pela alta no preço do barril de petróleo, que chegou a US$ 78, e pela divulgação de resultados corporativos positivos.

Segundo estimativa da Ernst & Young, a economia britânica crescerá duas vezes mais rápido do que a previsão inicial para o próximo ano. A mesma pesquisa afirma que o PIB (Produto Interno Bruto) no Reino Unido terá crescimento de 1% em 2010, ante previsão de 0,5% na análise anterior. Projeções do mercado dão conta que no terceiro trimestre o produto britânico registrará crescimento pela primeira vez em seis trimestres.

Assim como na última semana, os investidores aguardam resultados corporativos de importantes empresas, como Apple e Texas Instruments.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bancos registram ganhos

Os papéis dos principais bancos iniciaram a semana em alta, com Dexia (3,88%), Societe Generale (3,23%) e BNP Paribas (1,99%) subindo na bolsa de Paris. Deutsche Bank e Commerzbank também viram suas ações avançarem, em 1,92% e 0,12%, respectivamente.

Commodities em alta

As commodities também avançaram, com a valorização dos metais ajudando as ações das principais mineradoras a fechar em alta. Anglo American (4,73%) e Xstrata (3,64%) foram respectivamente a segunda e quinta maior alta no índice FTSE 100. As ações da Antofagasta (2,35%) e da Rio Tinto (1,78%) também avançaram no pregão.

As empresas de energia encerraram com os papéis em alta, após o preço do barril de petróleo chegar a US$ 78. As ações da Royal Dutsch subiram 2,26% e as da Total 1,33%.

Continua depois da publicidade

Farmacêuticas e automobilísticas

As ações da Merck subiram 0,79% no índice DAX 30; no FTSE 100 de Londres, Astrazeneca (2,33%) e Shire (1,0%) viram suas ações se valorizarem. Em Paris, os papéis da Safoni-Aventis tiveram forte alta de 2,71%.

A montadora alemã Daimler viu suas ações dispararem 7% após declarar que o lucro e a geração de caixa no terceiro trimestre virão acima das projeções do mercado.

Cotações de fechamento

 O índice FTSE 100  da bolsa de Londres   apresentou valorização de 1,76% a 5.281 pontos, enquanto 
 o CAC 40  da bolsa de Paris  operou  em alta de 1,69% atingindo 3.892 pontos.

A Bolsa de Frankfurt, apresentou uma alta de 1,90% , atingindo 5.853 pontos. Os índices SMI e FTSE MIB também subiram no pregão, respectivamente 1,44% e 1,13%.