Bolsas europeias recuperam perdas da semana com impulso dos EUA

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subiu 3,57%, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 avançou 3,47%

Reuters

Publicidade

LONDRES (Reuters) – As ações europeias subiram nesta quinta-feira, recuperando todo o terreno perdido durante a semana, com altas generalizadas, devido expectativas de que os Estados Unidos vão elevar os juros mais tarde e com a revisão para cima dos números de crescimento econômico norte-americano.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subiu 3,57 por cento, a 1.430 pontos, enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 avançou 3,47 por cento, a 3.280 pontos.

As ações da Bouygues figuraram entre as maiores altas, com avanço de 5 por cento após o conglomerado francês aumentar previsão de lucro para seu braço de telecomunicações.

Continua depois da publicidade

Os temores persistentes de desaceleração econômica da China, que se intensificaram após o país desvalorizar sua moeda no começo de agosto, agitaram os mercados mundiais neste mês, o que causou a queda de 5,4 por cento no índice FTSEurofirst na segunda-feira.

Entretanto, Wall Street emplacou o maior ganho diário em quatro anos na quarta-feira, depois que o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, disse que um aumento de juros já em setembro parece “menos convincente” do que há algumas semanas, sinalizando que os problemas da China podem afetar a política monetária norte-americana.

Mas a economia dos EUA cresceu mais rápido no segundo trimestre do que inicialmente se pensou, com sólida demanda doméstica, mostrando claramente um impulso bastante forte que pode levar o Fed a elevar as taxas de juros ainda este ano.

Continua depois da publicidade

. Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 3,56 por cento, a 6.192 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 3,18 por cento, a 10.315 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 3,49 por cento, a 4.658 pontos.

Publicidade

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,39 por cento, a 22.201 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 3,06 por cento, a 10.290 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 2,73 por cento, a 5.305 pontos.

Continua depois da publicidade

(Por Sudip Kar-Gupta e Liisa Tuhkanen)