Bolsas européias operam em forte queda

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Equipe InfoMoney

Publicidade

As bolsas européias operam em forte queda nesta quarta-feira, influenciadas pelo fraco desempenho da bolsa eletrônica dos EUA Nasdaq, que no pregão de ontem recuou de 1,03%, e pelo anúncio de resultados negativos por parte das fabricantes norte-americanas de computadores e chips Gateway e Altera. Os destaques negativos do mercado europeu ficavam com os papéis dos setores de tecnologia e telecomunicações.

Em Londres, o índice FTSE-100 apresentava baixa de 1,04% às 10h15 de Brasília, influenciado pelas ações da empresa de tecnologia Baltimore Technologies (-15,1%), da fabricante de cabos de fibra ótica Bookham Technologies (-10,5%) e da fabricante de equipamentos de telecomunicações Spirent (-9,9%). As companhias de telecomunicações Colt Telecom (-8,2%), British Telecom (-4,1%) e Vodafone (-2,8%), também apresentavam quedas significativas, enquanto a companhia aérea British Airways era o principal destaque positivo do pregão, subindo 4,4%.

A Bolsa de Paris também operava em baixa, com o índice CAC40 caindo 2,14%. As ações de tecnologia e telecomunicações apresentavam as principais quedas da bolsa francesa, com a France Telecom e a fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel caindo 7,3% e 6,6%, respectivamente. A empresa de materiais de construção Bouygues (-6,5%), a companhia do setor de semicondutores STMicroelectronics (-4,3%) e a consultora tecnológica CAP Gemini (-4,2%) também apresentavam fracos desempenhos. Já os papéis da farmacêutica Aventis registravam a principal alta, avançando 3,1%.

Em Frankfurt, o índice DAX apresentava variação negativa de 1,83%, com as ações das empresas de tecnologia Infineon Technology (-6,9%) e SAP (-6,1%) e Siemens (-2,3%) apresentando perdas consideráveis. Além disso, a montadora BMW (-3,8%) e a Deutsche Telekom (-3,6%) também registravam quedas significativas. Em contrapartida o conglomerado RWE era o principal destaque positivo do pregão, registrando alta de 1,0%.

Tópicos relacionados