Bolsas européias operam com bastante volatilidade

Mesmo com a forte alta do Nasdaq na quarta-feira, investidores continuam desconfiados sobre a recuperação da economia americana

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar da forte alta das bolsas européias no pregão de quarta-feira, na manhã desta quinta-feira, os principais mercados europeus abriram em tendência de queda, com exceção de Londres, que ainda opera em alta modesta.

Alguns investidores estão desconfiados quanto ao desempenho das bolsas norte-americanas, que pode ter sido exagerado, até porque ainda não existem sinais evidentes de recuperação da economia dos EUA. O Nasdaq, por exemplo, encerrou o pregão com 7,8% de alta, mas o mercado não acredita que essa valorização sinalize a recuperação da economia dos EUA e dos lucros corporativos.

Apesar das principais bolsas européias terem aberto para negociação, muitos trabalhadores não vieram trabalhar, especialmente na França e Alemanha, devido ao feriado do Dia da Ascensão. No Reino Unido, os investidores aguardam a decisão do Banco Central a respeito do patamar da taxa de juros no país. A expectativa do mercado é de manutenção da taxa.

Papéis do HSBC e do Lloyds são rebaixados

Dentre as queda do pregão desta quinta-feira, destaque para a dos bancos britânicos, que sofrem com a decisão do banco de investimento UBS Warburg ter rebaixado suas recomendações para os papéis do HSBC (-2,11%), Lloyds TSB (-2,78%) e Standard Chartered. A alegação é de que as perspectivas para o setor não são muito favoráveis. Outros destaques de queda eram os bancos britânicos Abbey National (-2,55%), Hbos (-2,51%), Barclays (-1,63%), Royal Bank of Scottland (-1,54%). No resto da Europa, também operavam em baixa os papéis dos espanhóis BBVA (-1,02%) e BSCH (-0,78%) e do holandês ABN Amro (-0,81%).

Por outro lado, o banco de investimentos Merrill Lynch anunciou que as suas expectativas para os papéis do banco francês BNP Paribas (+0,42%) são positivas, de forma que pretende aumentar em breve a recomendação dos papéis da instituição. Por sua vez, o banco de investimento CSFB anunciou que estava aumentando as estimativas de lucro e o preço alvo para o BNP Paribas.

Seguradoras também caem

Continua depois da publicidade

Os papéis das seguradoras seguiam em queda, pressionados pelos comentários negativos dos analistas. O banco de investimentos JP Morgan decidiu reduzir as estimativas de lucro da seguradora francesa Axa (+0,04%) em 3% para 2002 e em 5% para 2003, além de reduzir o preço alvo para os papéis.

Outra seguradora afetada pelas previsões negativas foi a britânica Royal& Sun Alliance (-2,18%). A empresa anunciou perdas de 72 milhões de libras em linha com as expectativas do mercado. Contudo, o banco holandês ABN Amro decidiu reduzir o preço alvo dos papéis da empresa. O ABN Amro declarou que não vê possibilidade de valorização das ações da seguradora enquanto medidas administrativas não forem tomadas pela empresa.

Telefónica fecha parceria para produção de TV a cabo

Já as ações do setor de telecomunicações continuam em alta, recuperando parte das perdas dos últimos dias. Entre os destaques da manhã estavam os papéis da espanhola Telefónica (+2,15%), que fechou parceria com a Sogecable, controlada da Vivendi e com a Prisa, um grupo de mídia espanhol para a produção das televisões a cabo a fim de reduzir os prejuízos.

Continua depois da publicidade

Os papéis das operadoras de telefonia fixa britânicas também operavam em alta, como ilustra a BT Group (+2,45%) e a Cable&Wireless (+0,77%). Em contrapartida, as ações das demais operadoras européias seguiam em queda, como ilustram as ações da France Telecom (-1,53%), DT Telekom (-1,10%) e Telecom Italia (-0,28%). Por sua vez, os papéis das operadoras de telefonia móvel Vodafone (+6,25%), Mmo 2 (+2,04%) e Orange (+1,53%) seguiam em alta. As ações das fabricantes de equipamentos de telecomunicação seguiam em sentidos opostos, Siemens (-0,79%) e Alcatel (+1,02%).

Tecnologia segue em queda

Mesmo depois que a Taiwan Semiconductors anunciou que os seus lucros cresceram 45% em abril, os papéis de tecnologia não conseguiram reverter sua tendência de queda. Destaque para as britânicas Logica (-5,44%) e Sage (-1,38%), as alemãs, Infineon (-3,99%) e SAP (-0,43%) e as francesas Cap Gemini (-0,24%) e Dassault Système (-0,44%). Contrariando a tendência estavam as ações da ARM Holdings (+1,05%) e STMicroelectronics (+0,61%).

Continua depois da publicidade

Bolsas operam em queda moderada


O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt negocia em leve baixa de 0,49% e atinge 5.004 pontos, também cai 0,03% o CAC 40 da bolsa de Paris chegando a 4.403 pontos. O FTSE 100 da bolsa de Londres segue estável a 5.206 pontos. O índice Euro Stoxx 50, que reúne as 50 principais blue chips da Europa segue em queda de 0,21% a 3.533,05 pontos.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
FTSE 100 +0,03 5.206 +0,51 -0,22
CAC 40 -0,03 4.403 -1,37 -4,80
DAX 30 -0,49 5.004 -3,22 -3,03