Publicidade
As bolsas européias fecharam sem tendência definida nessa quinta-feira. O setor de telecomunicações foi destaque de alta, enquanto o setor de tecnologia puxou os índices para baixo devido à queda da Nasdaq, influenciada pela troca de comando e perspectivas de resultados menos favoráveis da Yahoo!.
Em Londres, o índice FTSE 100 fechou com uma ligeira alta de 0,02%. Apresentaram valorização as ações da empresa de telecomunicações Telewest Communications (+6,57%), após ter divulgado bons resultados referentes ao quarto trimestre, do grupo Exel (+6,42%) e da Freeserve (+4,92%). Outros destaques de alta foram a fabricante de chips ARM Holdings (+2,36), a Vodafone (+2,35%) e a instituição financeira Amvescap (+2,32%). Por outro lado, as ações da GKN (-8,64%), da Misys (-5,51%), da Royal & Sun Alliance (-4,49%), da varejista Marks and Spencer (-3,88%) e da Invensys (-3,20%) apresentaram fortes quedas.
Em Paris, o índice CAC 40 apresentou queda de 0,82%, impulsionado pela baixa do grupo farmacêutico Sanofi Synthelabo (-5,55%). Outras quedas foram da holding Suez Lyonnaise des Eaux (-5,39%); do laboratório Aventis (-5,08%); da fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel (-4,54%), que divulgou vendas abaixo do esperado pelo mercado; do Carrefour (-4,43), que anunciou que espera um crescimento de 15% em seu lucro anual; e da empresa de materiais de construção Lafarge (-3,61%).
Por outro lado, apresentaram altas o grupo Alston (+4,24%), a automotiva Renault (+3,59%) e o banco BNB Paribas (+3,43%), ainda como reflexo do bom resultado apresentado ontem. As ações da France Telecom apresentaram alta de 0,30%.
Outros Mercados:
Amsterdã
AMS Exchange
-2,95%
Zurique
Swiss Market
-0,47%
Lisboa
BVL 30
-0,37%
Moscou
Moscow Times
+0,50%
Bruxelas
BEL 20
-0,57%
Madri
IBEX 35
-1,26%
Milão
MIB 30
-0,13%