Publicidade
SÃO PAULO – As principais bolsas europeias fecharam em queda nesta quinta-feira (28), puxadas pela desvalorização no preço das commodities e o recuo de ativos das empresas do setor, fator aliado à fraca performance das ações dos bancos.
No entanto, o dia começou positivo, em reação do mercado à reunião de política monetária e ao comunicado emitido pelos membros do Federal Reserve, na última quarta-feira (27). Além de manter a taxa básica de juro próxima a zero, o Fomc (Federal Open Market Committee) apresentou perspectivas de recuperação para a economia norte-americana, animando os investidores, tendo em vista que na sexta-feira (29) será revelada a primeira prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA referente ao quarto trimestre de 2009.
Bancos
No entanto, a notícia de que o governo britânico pretende vender sua parte em três grandes bancos (Lloyd’s, RBS e Northern Rock), na tentativa de levantar dinheiro, apagou ganhos iniciais.
Ao evento, somou-se avaliação da agência de classificação de risco Standard & Poor’s. Em sua visão, o Reino Unido “não está entre os sistemas bancários mais estáveis e menos arriscados do mundo”.
Com isso, as ações do setor financeiro, que haviam reagido com expressivas altas ao anúncio do Fomc, terminaram a sessão no campo negativo. Destaque para os ativos de Lloyd’s Bank e RBS, que recuaram 0,18% e 1,27%, respectivamente.
Commodities em baixa
O preço das commodities também contribuiu para a queda nas bolsas do continente. Em Londres, as principais perdas ficaram com Xstrata (-4,33%), Antofagasta (-3,85%), Anglo American (-3,32%) e Kazakhmys (-3,08%).
Continua depois da publicidade
Indicadores econômicos
Ainda assim, alguns resultados trouxeram ares positivos para as negociações, como a confiança na Europa, que subiu pelo décimo mês consecutivo em janeiro, influenciada pela retomada do crescimento econômico na região. Segundo a Comissão Europeia, em janeiro o índice marcou 95,7 pontos.
No entanto, o número de desempregados na Alemanha decepcionou, ao subir para 3,43 milhões durante o mês de janeiro, atingindo taxa de desemprego de 8,2% no período, acima do esperado pelo mercado.
Setor corporativo
Na Alemanha, os papéis da Infineon Technologies avançaram 3,06%, após a gestora norte-americana BlackRock revelar que elevou sua participação na fabricante de semicondutores para 5,05%.
Continua depois da publicidade
A Nokia, que reportou vendas e resultado melhores do que o esperado por analistas de mercado no quarto trimestre, viu seus ativos subirem 9,9%. Em Londres, o destaque de queda ficou com AstraZeneca, empresa do setor farmacêutico que reportou lucro US$ 0,12 por ação menor do que a previsão dos analistas. Os papéis da companhia caíram 4,60%.
Veículos
Já os resultados da Ford no quarto trimestre, divulgados nesta quinta-feira nos Estados Unidos, ajudaram a elevar um pouco os ânimos dos investidores. Seus pares europeus repercutiram a notícia, e em Paris as ações da Renault subiram 0,25%, um dos seis ativos do índice CAC 40 que terminaram no campo positivo.
Confira as cotações
O índice CAC 40 da bolsa de Paris apresentou desvalorização de 1,89%, a 3.689 pontos, acumulando no ano forte baixa de 6,29%, enquanto o FTSE 100 da bolsa de Londres encerrou em baixa de 1,38%, atingindo 5.146 pontos e sua variação no ano acumula forte baixa de 4,94%.
Continua depois da publicidade
A Bolsa de Frankfurt, apresentou uma baixa de 1,82% , atingindo 5.540 pontos, acumulando uma desvalorização de 7,00%.
| % Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | |
|---|---|---|---|---|
| FTSE 100 | -1,37 |
5.146 | -5,37 |
-4,94 |
| DAX 30 | -1,82 |
5.540 | -7,84 |
-7,00 |
| CAC 40 | -1,89 |
3.689 | -6,85 |
-6,29 |
| SMI | -0,47 |
6.442 | -2,51 |
-1,58 |
| FTSE MIB | -1,79 |
21.603 | -7,59 |
-7,08 |