Bolsas europeias fecham em alta com apostas sobre novos estímulos do BCE

O índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias terminou com elevação de 0,75%, aos 1.376 pontos

Reuters

Publicidade

LONDRES – As blue chips da zona do euro registraram seu maior ganho para um período de dois dias em mais de um ano nesta terça-feira, impulsionadas pela perspectiva de mais estímulos do Banco Central Europeu (BCE) e por fortes ganhos em algumas siderúrgicas.

O índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 fechou em alta de 1 por cento, registrando o maior avanço de dois dias desde junho de 2013, a 3,2 por cento.

Já o índice FTSEurofirst 300 das principais ações europeias terminou com elevação de 0,75 por cento, aos 1.376 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As ações em ambos os lados do Atlântico foram impulsionadas por declarações do presidente do BCE, Mario Draghi. Elas foram vistas como tendo aberto a porta para o programa de compra de ativos em larga escala conhecido como “quantitative easing”, ou QE, visando a injetar dinheiro no sistema financeiro e reanimar a inflação.

“A prontidão de Draghi para fazer mais está fornecendo o impulso necessário para os índices de ações”, disse Ashraf Laidi, estrategista-chefe global da City Index.

“Comprar nas baixas ainda continua sendo o caminho de menor resistência na ausência de qualquer fator desestabilizante”.

Continua depois da publicidade

Um rali de dois anos nas ações europeias, alimentado pela generosidade de bancos centrais, havia começado a perder fôlego em junho uma vez que dados da zona do euro começaram a se deteriorar e investidores se preocupavam com um possível aperto da política monetária dos Estados Unidos.

Falando na sexta-feira em conferência de bancos centrais em Jackson Hole, nos Estados Unidos, Draghi disse que o BCE está preparado para responder com todas as ferramentas “disponíveis” caso a inflação caia mais.

As siderúrgicas ArcelorMittal, Salzgitter e Voestalpine estavam entre os papéis que mais subiram na Europa depois que analistas do UBS elevaram as ações para “compra” ante “venda”, na expectativa de que o trio vai se beneficiar de uma recuperação no setor.

Em LONDRES, o índice FTSE 100 avançou 0,7 por cento, a 6.822 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,82 por cento, a 9.588 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,18 por cento, a 4.393 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,33 por cento, a 20.645 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,28 por cento, a 10.826 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,71 por cento, a 5.853 pontos.