Bolsas européias continuam em queda

Queda surpreendente da confiança dos empresários alemães, aliada ao desempenho ruim das teles e seguradoras, motivam queda das bolsas

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários europeus operam em baixa nesta quinta-feira, pressionados pelas ações de telecomunicações e das seguradoras. Além disso, o recuo na confiança dos empresários alemães em abril contribuiu ainda mais para o fraco desempenho das bolsas. Essa surpreendente queda acabou aumentando os temores dos investidores sobre a condição da economia na zona do euro.

Teles continuam em queda

Mesmo com a tentativa da operadora de telefonia móvel britânica Vodafone de retomar a confiança dos investidores através de um novo plano de subscrição, os papéis das teles não conseguiram reverter a tendência de baixa. A série de resultados corporativos ruins continua prejudicando o desempenho dos papéis do setor, como ilustram as operadoras Mmo 2 (-9%) e Orange (-3,2%).

Seguradoras também pressionam

A indiferença dos investidores quanto ao aumento de 10% nas vendas da seguradora britânica CGNU (-7,2%) também contribui com a performance ruim dos mercados europeus. Entre os destaque de queda no setor estavam a britânica Royal& Sun Alliance (-5,1%), a Allianz (-3,2%) e a francesa Axa (3,5%).


O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt se destaca, caindo 2,35% e atingindo 5.039 pontos.
Já o CAC 40 da bolsa de Paris negocia em baixa de 2,05% chegando a 4.435 pontos,
enquanto o FTSE 100 da bolsa de Londres desvaloriza-se 1,05% a 5.163 pontos.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
FTSE 100 -1,05 5.163 -0,62 -1,04
CAC 40 -2,05 4.435 -4,17 -4,10
DAX 30 -2,35 5.039 -6,52 -2,35