Bolsas europeias caem pelo 3ª dia com temores com BES e tensões na Rússia

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, recuou 1,23%, a 1.332 pontos, menor nível desde meados de abril

Reuters

Publicidade

PARIS – O principal índice de ações europeias caiu pela terceira sessão seguida nesta sexta-feira, com forte volume de negócios, e atingiu a mínima em três meses e meio, golpeado por preocupações com perdas do Banco Espírito Santo e tensões entre a Rússia e o Ocidente.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, recuou 1,23 por cento, a 1.332 pontos, menor nível desde meados de abril.

As ações do Banco Espírito Santo despencaram 40 por cento, ampliando o tombo de 42 por cento apurado na quinta-feira, quando o banco anunciou prejuízo de 3,6 bilhões de euros e provisões maiores do que o esperado para cobrir a exposição a companhias controladas pela família fundadora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A situação na Argentina, os problemas com o Banco Espírito Santo e tensões geopolíticas, particularmente na Rússia, estão alimentando essa onda de realização de lucros”, disse o gestor de fundos da França do Barclays Philippe Cohen.

Investidores têm se preocupado com o impacto das sanções contra a Rússia. Cerca de 40 blue chips europeias, incluindo muitas companhias alemãs, geram mais de 5 por cento de suas receitas no mercado russo.

A bolsa espanhola teve mau desempenho novamente nesta sexta-feira, com operadores citando preocupações com a exposição de companhias espanholas à América Latina após o default da Argentina.

Continua depois da publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,76 por cento, a 6.679 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,10 por cento, a 9.210 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,02 por cento, a 4.202 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,01 por cento, a 20.362 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,80 por cento, a 10.514 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 3,04 por cento, a 5.797 pontos.