Bolsas européias apresentam bom desempenho

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas européias apresentam bom desempenho nesta segunda-feira, impulsionadas pela forte alta da bolsa eletrônica Nasdaq registrada no pregão de sexta-feira, subindo 5,41%, e pela sinalização de que as eleições presidenciais norte-americanas estão sendo definidas a favor do candidato republicano George W. Bush, declarado vencedor da eleição na Flórida. Os principais destaques positivos no mercado europeu são os papéis dos setores de tecnologia e telecomunicações.

Em Londres, o índice FTSE-100 apresentava alta de 1,07% às 10h25 de Brasília, influenciado pelas ações do banco Alliance & Leicester (+6,8%), da empresa de tecnologia CMG (+6,7%) e da seguradora Aliied Zurich (+2,8%). As companhias de telecomunicações Colt Telecom (+6,2%) e Vodafone (+2,7%), também avançavam de forma significativa, enquanto os papéis da empresa de software anglo-francesa Sema, que despencaram na sexta-feira após declaração da empresa de que os resultados do segundo semestre do ano serão menores do que o esperado, apresentavam novamente a principal queda do pregão, caindo 3,5%.

A Bolsa de Paris também operava em elevação, com o índice CAC40 subindo 1,72%. As ações de telecomunicações e tecnologia impulsionavam a bolsa francesa, com a empresa de consultoria tecnológica CAP Gemini avançando 6,3%, e altas da France Telecom (+5,9%), da fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel (+4,4%) e da empresa do setor de semicondutores STMicroeletronics (+3,9%). Já o setor farmacêutico era o principal destaque negativo com as ações da Aventis e da Sanofi-Synthelabo recuando 2,7% e 1,8%, respectivamente.

Em Frankfurt, o índice DAX apresentava variação positiva de 1,94%, com as ações da Deutsche Telecom subindo 1,7%. As empresas de tecnologia Infineon Technology (+6,1%), SAP (+5,3%) e Siemens (+2,8%) também apresentavam altas consideráveis. A farmacêutica Schering, por outro lado, apresentava a maior baixa do pregão (-3,6%).

Compartilhe