Bolsas dos EUA trocam de rumo e passam a cair com fala de Bernanke

Líder do Federal Reserve afirma que instituição não tem ferramentas para compensar dano total causado pelo "abismo fiscal"

Publicidade

SÃO PAULO – Depois do discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, os mercados acionários dos EUA inverteram o rumo e passaram a operar com desvalorização nesta terça-feira (20). Ele afirmou que o banco central norte-americano não tem as ferramentas necessárias para compensar o dano total causado pelo “abismo fiscal”, decepcionando o mercado.

Por volta de 16h50 (horário de Brasília), o índice Dow Jones perdia 0,50%, aos 12.733 pontos, enquanto o S&P 500 e a Nasdaq apresentavam perdas de 0,42% e 0,48%, respectivamente. Cabe lembrar que, mais cedo, os índices acionários norte-americanos subiam, por conta de dados positivos sobre o mercado imobiliário do país.

“O Fed certamente pode dar uma contribuição significativa para apoiar a recuperação, mas no pior cenário, no qual a economia entrará no ‘abismo fiscal’, a instituição não tem ferramentas para equilibrar isso”, afirmou Bernanke no Clube Econômico de Nova York. “Então é importante que o Congresso resolva os problemas fiscais em breve”, acrescentou.

Na agenda econômica, o início de construções de novas moradias no país avançou 3,6%, para uma taxa anual sazonalmente ajustada de 894 mil unidades – a maior desde julho de 2008. Economistas esperavam uma desaceleração para um ritmo de 840 mil residências. 

Acompanhe as cotações de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa
http://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/cotacoes