Bolsas dos EUA têm tarde de recuperação, com atenções voltadas a Washington

Mesmo com nova queda das vendas, expectativa é de resgate às montadoras; GE e Citigroup ajudam a impulsionar os índices

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de um início de semana complicado, os índices acionários de Wall Street encontram uma terça-feira (2) de recuperação. Mesmo apagando apenas parte das expressivas desvalorizações marcadas na sessão anterior, a tarde é de ganhos generalizados, impulsionados pela expectativa de resgate às montadoras e novas iniciativas das autoridades nacionais na condução da crise.

O choque trazido pela confirmação, pelo National Bureau of Economic Research, de recessão nos Estados Unidos desde dezembro de 2007 em parte é ofuscado pela expectativa de novos cortes no juro básico. Na véspera, Bernanke considerou a possibilidade “muito viável”, mesmo admitindo que a ferramenta de política monetária terá impacto limitado.

A grande atração da tarde é a volta de Detroit ao Congresso norte-americano. Apesar das expressivas quedas nas vendas de veículos em novembro, cresce a expectativa de resgate às montadoras. Com recuo de 31% nas vendas de veículos leves no mês passado, a Ford garantiu às autoridades a redução no salário de sua alta cúpula e corte no uso de jatos executivos. A companhia foi a primeira a argumentar, na busca por ajuda de US$ 9 bilhões.

A resposta positiva das ações das montadoras acompanha o bom desempenho do setor financeiro, com destaque para a disparada próxima de 10% das ações do Citigroup. A indústria rebate parte das perdas da véspera. A General Electric avança forte diante de planos de manter sua política de dividendos intacta.

Tarde de recuperação


O índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, opera em forte valorização de 3,39% e atinge 844 pontos.
O Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, negocia em forte alta de 3,35%, a 1.445 pontos.
Paralelamente, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, sobe 2,80%, chegando a 8.377 pontos.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
S&P 500 +3,39 844 -12,89 -42,53
Nasdaq +3,35 1.445 -16,04 -45,52
Dow Jones +2,80 8.377 -10,17 -36,85