Bolsas dos EUA sustentam baixa, pressionadas por techs e pelo setor automotivo

Vendas da Ford caem 37% na comparação com agosto; pedidos de auxílio-desemprego chegam acima do esperado

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices em Wall Street operam em queda nesta quinta-feira (1), pressionados por indicadores econômicos negativos e pelo setor de tecnologia. Na véspera, as bolsas norte-americanas encerraram com desvalorização, mas tiveram bom desempenho no trimestre, que foi o melhor em 11 anos para o Dow Jones.

No setor de tecnologia, a Cisco Systems comprou a Tandberg por US$ 2,96 bilhões, em dinheiro. A oferta é polêmica, já que alguns analistas consideram o valor adequado, enquanto outros dizem que está abaixo do preço justo. Diante disso, as ações da Cisco recuam 1,66%.

Da mesma maneira, os papéis da Microsoft recuam 3,58%. Os analistas do Goldman Sachs retiraram as ações da companhia da lista de “compra com convicção”, citando que há “algum grau de risco” para o lucro do primeiro trimestre do próximo ano.

Montadoras

As ações da Penske operam no campo negativo, com desvalorização de 15,8%, após a companhia rejeitar um acordo com a General Motors para assumir a marca Saturn. Diante disso, a GM afirmou que abandonará o selo.

Ademais, as vendas das montadoras norte-americanas, referentes ao mês de setembro, já começaram a ser divulgadas.

A Ford anunciou que suas vendas caíram 5% na comparação com mesmo período do ano passado e recuaram 37% ante agosto, quando as comercializações foram impulsionadas pelo programa governamental “Cash for Clunkers”, que estimulava a venda de carros novos em troca de usados.

Continua depois da publicidade

Indicadores e declarações

Na última semana, o número de pedidos de auxílio-desemprego ficou acima do esperado, ao registrar 551 mil novas solicitações, contra as 535 mil previstas anteriormente.

Além disso, as declarações do presidente Fed, Ben Bernanke, indicam a posição da entidade em relação à reforma regulatória do sistema financeiro: “o Federal Reserve espera trabalhar com o Congresso e a Administração para promulgar uma reforma regulatória que fortaleça o sistema financeiro e reduza tanto a probabilidade quanto a severidade de crises futuras”.

Bolsas dos EUA recuam

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, opera em desvalorização de 2,47% e atinge 2.070 pontos.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, negocia em baixa de 1,89%, a 1.037 pontos.
Por fim, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, cai 1,52%, chegando a 9.565 pontos.

Continua depois da publicidade

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Dow Jones -1,52 9.565 +2,73 +8,99
S&P 500 -1,89 1.037 +3,91 +14,81
Nasdaq -2,47 2.070 +5,14 +31,26