Publicidade
SÃO PAULO – As bolsas dos EUA avançam no início do pregão desta terça-feira (5), com dados do setor de serviços do país animando os investidores nesta manhã. Enquanto isso, a crise no Velho Continente segue no radar do mercado, com a reunião emergencial do G-7 e PMI da Zona do Euro.
Em sessão com agenda de indicadores econômicos pouco movimentada, o destaque ficou por conta da divulgação do ISM Services de maio, com o desempenho do setor de serviços nos Estados Unidos no período. O indicador marcou 53,7 pontos na passagem entre abril e maio, ficando acima das expectativas dos analistas de 53,1 pontos.
Com isso, o índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresenta leve valorização de 0,37% e atinge 1.283 pontos. O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, abre em leve alta de 0,22% a 12.128 pontos, enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, sobe 0,13%, chegando a 2.764 pontos.
Destaques corporativos
Após terem atingido sua menor cotação histórica no pregão anterior, as ações do Facebook avançam 0,93% nesta terça-feira. Ainda entre as empresas de tecnologia, a Oracle (+2,61%) afirmou que irá adquirir a Collectiv Intellect, para auxiliar na captura de informações de clientes via Facebook e Twitter.
Europa e China
Os ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos sete países mais industrializados do mundo se reuníram nesta sessão, por meio de videoconferência, para debater sobre a crise que paira sobre a Zona do Euro e suas implicações para a economia global. Apesar da expectativa por assuntos como o auxílio ao setor bancário no continente, especialmente a recapitalização dos bancos espanhóis, nenhuma decisão ou acordo foi formalizado.
Ainda por lá, um relatório do Markit Economics apontou que o PMI (Purchasing Manager’s Index) composto da Zona do Euro, que mensura a atividade do setor de serviços e da indústria de transformação na região, foi de 46 em maio para 46,7 em abril, configurando seu maior recuo desde junho de 2009 e ficando abaixo do patamar de 50, o que indica contração na atividade.
Continua depois da publicidade
Na China, o HSBC revelou que o PMI não manufatureiro do país avançou de 54,1 em abril para 54,7 em maio, apontando que atividade do setor de serviços cresceu em seu ritmo mais acelerado em 19 meses.
| %Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | |
|---|---|---|---|---|
| S&P 500 | +0,37 |
1.283 | -6,30 |
+2,01 |
| Dow Jones | +0,22 |
12.128 | -6,98 |
-0,74 |
| Nasdaq | +0,13 |
2.764 | -6,52 |
+6,08 |