Bolsas dos EUA recuam com atenções voltadas para front europeu

Eleições na França e divergências políticas na Holanda pressionam mercado; PMI's de China e Zona do Euro preocupam

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas de valores norte-americanas iniciam no campo negativo o pregão regular desta segunda-feira (23), com os investidores atentos ao cenário político europeu, além dos dados de atividade das economias da China e da Zona do Euro.

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresenta desvalorização de 1,21% e atinge 12.871 pontos. O Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, abre em baixa de 1,02% a 2.970 pontos, enquanto o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, cai 1,00%, chegando a 1.365 pontos.

O mercado digere o término do primeiro turno das eleições presidenciais na França. O presidente do país, Nicolas Sarkozy, ficou em segundo lugar, com 27% dos votos, logo atrás de seu rival e líder do partido socialista, François Hollande, com 28,6% da preferência do eleitorado. Em 54 anos do atual sistema eleitoral francês, é a primeira vez que um presidente em exercício não chega ao segundo turno na primeira posição.

Ainda no front europeu, o governo holandês não chegou a um acordo sobre os cortes orçamentários no país, suscitando dúvidas sobre implementação de medidas futuras e abrindo espaço para novo processo eleitoral, com a provável renúncia do primeiro-ministro Mark Rutte.

Indicadores econômicos
Em sessão sem indicadores da economia dos Estados Unidos, o HSBC mostrou que o PMI (Purchasing Manager’s Index) de manufatura da China atingiu 49,1 em abril, acima dos 48,3 vistos em março. Porém, o número abaixo de 50 indica para uma retração da atividade.

Enquanto isso, o Markit Economics apontou que o PMI composto da Zona do Euro – uma medida da atividade tanto do setor de serviços quanto da indústria de transformação – também permaneceu abaixo de 50 pontos, encolhendo pelo terceiro mês seguido em abril. Segundo a leitura preliminar, o indicador marcou 47,4, contra 49,1 da medição final de março.

Continua depois da publicidade

Resultados corporativos
Dando continuidade à temporada de divulgação de resultados trimestrais corporativos, a Xerox (+1,14%) revelou queda de 4,3% no lucro da companhia no primeiro trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2011. Entretanto, as ações da companhia avançam após a empresa elevar sua perspectiva de lucro para o trimestre em curso para US$ 0,28 por ação, frente a projeções de US$ 0,23 do mercado.

Também nesta sessão, a Texas Instruments (-1,43%) e a Netflix (-2,93%) estão programadas para divulgar seus balanços referentes ao primeiro trimestre deste ano após o fechamento do mercado.

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 S&P 500 -1,00 1.365 -2,32 +8,52 
 Nasdaq -1,02 2.970 -3,19 +14,00 
 Dow Jones -1,21 12.871 -1,60 +5,35