Bolsas dos EUA operam em alta, guiadas novamente pelo setor financeiro

Empresas de cartões de crédito caem após decisão do Senado; indicadores ruins no setor imobiliário minimizam otimismo

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Resistindo ao desconforto proporcionado pela divulgação de indicadores piores que os esperados, as principais bolsas em Wall Street operam em alta nesta terça-feira (19). Foco para as decisões do Senado norte-americano quanto às cobranças de cartões de crédito.

Por noventa votos contra cinco, o Senado aprovou medidas objetivando proteger os consumidores de taxas elevadas e de penalidades por atrasos no pagamento das faturas de cartões de crédito. Repercutindo a notícia, as ações do American Express recuam 2,91%. Na véspera, a companhia disse que deve cortar quatro mil empregos, o que representa 6% de sua força de trabalho.

Neste contexto, as ações de Visa (-2,09%) e Mastercard (-2,57%) também operam em queda. “Nós estamos preocupados que o projeto do Senado tenha um impacto dramático para consumidores, estudantes e pequenas empresas obterem e usarem cartões de créditos”, afirmou Edward Yingling, presidente do American Bankers Association, à rede CNN.

Bancos

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com agências internacionais, instituições financeiras que receberam auxílio governamental do Tarp (Troubled Asset Relief Program) pretendem quitar suas dívidas com o Tesouro norte-americano. Desta forma, os papéis do Goldman Sachs e do Morgan Stanley avançam 0,33% e 4,63%, respectivamente.

Montadoras

No mesmo sentido, os ativos da General Motors operam em forte alta de 6,78%. A montadora pretende encerrar a atividade de 40% de suas concessionárias norte-americanas e realizar concessões, visando diminuir suas dívidas.

A GM está correndo contra o relógio para cumprir o prazo estipulado pelo governo norte-americano – que expira em 1 de junho – para sua reestruturação.

Indicadores

Nesta sessão foram divulgados indicadores do setor imobiliário, referentes a abril, piores que os esperados. O Building Permits indica que houve 494 mil permissões para a construção civil e o Housing Starts aponta 458 mil casas em início de construção.

Bolsas em alta

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, opera em valorização de 0,80% e atinge 1.746 pontos.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, negocia em alta de 0,58% a 915 pontos,
enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, sobe 0,25%, chegando a 8.525 pontos.

%Var DiaPontos%Var 30D%Var Ano
Nasdaq+0,801.746+4,37+10,73
S&P 500+0,58915+5,22+1,30
Dow Jones+0,258.525+4,84-2,86

PUBLICIDADE