Bolsas dos EUA fecham em queda, devido à realização de lucros

Mercado acionário norte-americano fecha em queda, apesar de dados econômicos positivos e discurso de Greenspan

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado acionário norte-americano encerrou os negócios desta quinta-feira em queda, após as consistentes altas registradas nesta semana. Mesmo com a alta na produtividade do trabalho nos EUA e com a redução do número de pedidos de auxílios-desemprego, os investidores preferiram realizar parte dos lucros obtidos recentemente.

O presidente do Federal Reserve Alan Greenspan afirmou em seu discurso ao senado norte-americano que os indicadores econômicos permitem dizer que a recessão dos EUA chegou ao seu fim, embora tenha mantido sua previsão de crescimento econômico entre 2,5% e 3% em 2002.

Boeing perde concorrência bilionária na África do Sul

Entre as quedas, o destaque ficou com a fabricante de aeronaves Boeing. A empresa perdeu uma concorrência bilionária, que o mercado considerava a vitória com praticamente certa, de uma encomenda de uma companhia aérea sul-africana para sua rival Airbus. As ações da Boeing encerraram as operações em queda de 2,77%.

Merrill Lynch aumenta a recomendação dos papéis da GM

Já o destaque de alta ficou com a gigante automobilística General Motors. O banco de investimentos Merrill Lynch aumentou a recomendação dos papéis da montadora de “neutra” para “compra a curto prazo”. Os papéis da GM fecharam os negócios em alta de 2,49%.

Os principais índices acionários norte-americanos fecharam em baixa.


O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em leve baixa de 0,46% a 1.882 pontos, acumulando no ano uma forte baixa de 3,53%. As principais quedas ficaram com a varejista on-line Amazon (-4,16%), Adobe Systems (-3,82%), a operadora de TV a cabo Comcast (-3,15%), WorldCom (-2,78%) e a JDS Uniphase (-2,58%). Por outro lado, os destaques de valorização ficaram com a Qualcomm (+3,73%), a fabricante de equipamentos de transmissão de dados em banda larga Broadcom (+2,40%), Altera (+2,39%), Juniper Networks (+2,28%) e a empresa de softwares para B2B Siebel Systems (+1,66%).

O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, encerrou o pregão com leve desvalorização de 0,46% atingindo 10.525 pontos e subindo 5,02% no ano. As maiores quedas ficaram com Boeing, IBM (-2,44%), a operadora de telecomunicações AT&T (-2,22%), Walt Disney (-1,61%) e a General Electric (-1,44%). Em sentido contrário, as maiores altas ficaram com General Motors (+2,49%), o conglomerado industrial Honeywell (+1,97%), Johnson&Johnson (+1,76%), a varejista Wal-Mart (+1,31%) e a companhia tabagista Philip Morris (+1,14%).

Continua depois da publicidade

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresentou queda de 0,45% chegando a 1.158 pontos e acumulando no ano uma alta de 0,82%. Os destaques de desvalorização ficaram com o Merrill Lynch (-2,96%), a empresa de armazenagem de dados EMC (-2,48%), AOL Time Warner (-2,45%), Colgate Palmolive (-2,43%) e a construtora Schlumberger (-1,87%). Em sentido oposto, as principais altas ficaram com a empresa energética AES (+12,50%), Ford Motor (+3,43%), Nortel (+2,53%), fabricante de equipamentos de rede Cisco Systems (+1,37%) e a Lucent Technologies (+1,12%).



%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano 
 S&P 500 -0,45 1.158 +6,19 +0,82 
 Dow Jones -0,46 10.525 +8,67 +5,02 
 Nasdaq C -0,46 1.882 +2,34 -3,53