Bolsas dos EUA encerram dia em queda, e com perdas significativas no ano

Rumo das taxas de juros ainda pressiona mercado acionário, mesmo após divulgação do relatório do emprego nos EUA

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas norte-americanas reverteram tendência e encerram em leve queda nesta sexta-feira. Nem mesmo o Nasdaq, índice que concentra papéis de empresas do setor de tecnologia, que liderava os ganhos durante toda a sessão resistiu. A divulgação do relatório do emprego também foi destaque na sessão.

O Nasdaq, que liderou as perdas nos cinco primeiros pregões deste ano, demonstrava recuperação na sessão, porém, os investidores ainda estão cautelosos tanto com os rumos da política econômica dos Estados Unidos como com a recente apreciação da moeda norte-americana, o que acabou pressionando todos os índices na sessão.

Taxa de desemprego nos EUA é de 5,4%

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira os dados do relatório mensal do emprego referente ao mês de dezembro. Por conta dos números, os investidores seguiram cautelosos quanto ao futuro das taxas de juros nos EUA.

O documento mostra que a taxa de desemprego ficou em 5,4%, em linha com as expectativas e com a taxa do mês anterior. Já o número de postos de trabalho criados, ou nonfarm payrolls, foi de 157 mil, ficando abaixo das expectativas, que apontavam para a criação de 175 mil postos de trabalho. Houve, porém recuperação, uma vez que o indicador revisado de novembro, mostrou criação de 112 mil postos de trabalho.

Destaques do mundo corporativo

As ações da Apple, fabricante de microcomputadores e equipamentos eletrônicos, impulsionaram o Nasdaq durante a sessão, os papéis da companhia encerraram em alta de 7,28% devido a especulação de que os custos tanto do famoso Ipod, aparelho que toca música em mp3, devem cair.

No Dow Jones recuaram os papéis da General Motors, e Walt Disney Company, em quedas respectivas de 1,14% e 0,98%.

Continua depois da publicidade

Nasdaq perde 3,99% no ano

Os principais índices acionários norte-americanos fecharam o pregão de sexta-feira em baixa.


O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em leve baixa de 0,18% a 10.604 pontos, acumulando no ano baixa de 1,66%.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve desvalorização de 0,14% atingindo 1.186 pontos e caindo 2,12% no ano,
enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou queda de 0,07% chegando a 2.089 pontos e acumulando no ano forte baixa de 3,99%.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nasdaq C -0,07 2.089 -1,76 -3,99
S&P 500 -0,14 1.186 +0,29 -2,12
Dow Jones -0,18 10.604 +1,05 -1,66