Bolsas dos EUA avançam refletindo otimismo com indicadores econômicos

Dados da indústria e do setor imobiliário surpreendem; investidores aguardam reunião da cúpula da União Europeia

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas norte-americanas encerraram o pregão desta quarta-feira (27) registrando valorizações, refletindo a divulgação de indicadores econômicos positivos e em meio à expectativa pela reunião da cúpula da União Europeia na próxima sessão.

O índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, fechou em alta de 0,90% a 1.332 pontos. O Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, encerrou o pregão em valorização de 0,74% atingindo 2.875 pontos, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou alta de 0,74% chegando a 1.332 pontos.

Entre os indicadores revelados nesta sessão, o Durable Good Orders apontou que os pedidos e entregas de bens duráveis feitos junto à indústria dos Estados Unidos avançaram 1,1% em maio. Já o Pending Home Sales de maio, que mensura o número de contratos de compra e venda de imóveis no período, subiu 5,9% e surpreendeu o mercado.

Europa em foco
Além disso, a crise da Zona do Euro permanece no radar do mercado, com os investidores no aguardo da reunião da cúpula da União Europeia, que começa na próxima quinta-feira (28). Nesta data, destaque para a chanceler alemã, Angela Merkel, que reforçou a oposição da Alemanha em relação à adoção do eurobônus. 

Ainda no Velho Continente, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, fez um apelo para que os líderes europeus encontrem meios de reduzir o custo da dívida dos países da região. Rajoy alertou que seu país não conseguirá continuar a se financiar a esse preço por muito tempo. Os analistas, entretanto, não esperam por grandes resoluções no encontro de dois dias que se inicia na próxima sessão.

Destaques corporativos
Quase um mês após a estreia do Facebook na Nasdaq, os papéis da companhia caíram 2,63% neste pregão, apesar de Morgan Stanley, Wells Fargo, Bank of America Merrill Lynch, Credit Suisse, Piper Jaffray e JPMorgan iniciarem cobertura das ações com recomendação overweight (desempenho acima da média).

Continua depois da publicidade

Ainda no front tecnológico, a Justiça da Califórnia concedeu uma liminar favorável à Apple (+0,43%) em que proíbe as vendas do tablet Galaxy Tab 10.1, da sua concorrente Samsung. A liminar proíbe a empresa sul-coreana de produzir e até vender o tablet ou qualquer outro dispositivo similar nos Estados Unidos.

Enquanto isso, o Barclays (+1,31%),anunciou ter concordado em pagar US$ 450 milhões a órgãos reguladores dos EUA e do Reino Unido para resolver uma investigação sobre alegações de que seus funcionários tentaram manipular a taxa de empréstimos interbancários de Londres.

% Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
 S&P 500 +0,90 1.332 +1,06 +5,90 
 Nasdaq +0,74 2.875 +1,33 +10,37 
 Dow Jones +0,74 12.627 +1,38 +3,35