Publicidade
SÃO PAULO – Acompanhando o bom desempenho dos principais mercados acionários mundiais, as bolsas de Londres e Paris fecharam o pregão desta quarta-feira em nova alta, com os investidores mais otimistas em relação ao rápido avanço das tropas aliadas rumo a Bagdá.
Neste sentido, as forças da aliança anglo-americana já se encontram a 30 Km da fronteira meridional da capital iraquiana. A vitória sobre uma divisão da Guarda Republicana de Saddam Hussein em uma cidade circunvizinha de Bagdá ampliou as expectativas do mercado em relação a um encurtamento do prazo de duração da guerra.
Paris novamente lidera ganhos
Com a recuperação dos principais mercados acionários mundiais, o índice CAC 40, da bolsa de Paris, fechou com valorização de 4,13%, atingindo 2.744 pontos e diminuindo as perdas acumuladas no ano para 9,30%.
Os ganhos da bolsa parisiense foram impulsionados, basicamente, pela forte alta registrada por papéis de bancos e seguradoras, de modo que as ações da seguradora Axa encerraram as negociações em alta de 7,71%, ao passo que os papéis do banco BNP Paribas subiram 3,98%. As ações do grupo financeiro Dexia, por sua vez, fecharam com valorização de 3,90%.
As ações da fabricante de equipamentos de telecomunicações, Alcatel, também registraram considerável valorização de 4,98%, acompanhando o bom desempenho dos papéis das techs nas principais bolsas norte-americanas. O destaque de alta no pregão de Paris ficou com as ações da companhia de saneamento básico Suez, que subiram 9,64%.
Petrolíferas limitam ganhos em Londres
Acompanhando a boa performance da bolsa parisiense, o índice FTSE 100, de Londres, encerrou as negociações em alta de 1,86%, atingindo 3.753 pontos e acumulando forte baixa de 3,77% no ano.
Continua depois da publicidade
Assim como em Paris, os papéis de bancos e seguradoras registraram um bom desempenho, de forma que as ações da seguradora Old Mutual subiram 5,57%, enquanto os papéis da Prudential registraram forte elevação de 6,41%. As ações do banco Lloyds, por sua vez, encerraram o pregão em alta de 2,76%.
A alta da bolsa londrina só não foi maior em função das quedas registradas pelos papéis de empresas petrolíferas, que amargaram um fraco desempenho com a queda da cotação do petróleo no mercado internacional. Em um pregão no qual o petróleo registra recuo maior que 3,0%, tanto em Londres quanto em Nova York, os papéis do grupo Shell encerraram com queda de 1,14%, enquanto as ações da petrolífera BP caíram 2,23%.
A Bolsa de Frankfurt, que ainda opera, apresenta forte alta de 4,87% e atinge 2.570 pontos.
Continua depois da publicidade
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
DAX 30 | +4,87 |
2.570 | +0,49 |
-11,17 |
![]() |
![]() |
CAC 40 | +4,13 |
2.744 | -0,67 |
-9,30 |
![]() |
![]() |
FTSE 100 | +1,86 |
3.753 | +1,86 |
-3,77 |
![]() |
![]() |
||||||

