Bolsas da Europa têm queda diante de receios com Grécia e Espanha

Investidores temem que Atenas não passe na próxima revisão da Troika e que outras regiões espanholas precisem de dinheiro
Bandeira da União Europeia (Foto: Divulgação)
Bandeira da União Europeia (Foto: Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários têm forte queda no pregão desta segunda-feira (23) diante de temores sobre um default na Grécia e de especulações de que outras regiões espanholas sigam Valência na busca de um resgate.

A Troika – entidade internacional formada pela União Europeia, FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BCE (Banco Central Europeu) – chegará amanhã em Atenas em meio a dúvidas de que o país cumprirá seus compromissos de ajuda. O vice-chanceler da Alemanha Philipp Roesler já declarou que está “muito cético” de que os líderes europeus sejam capazes de resgatar a Grécia.

A revista alemã Der Spiegel publicou, na véspera, que o FMI (Fundo Monetário Internacional) sinalizou à União Europeia que não participará de novos pacotes de ajuda financeira ao governo grego. Isso quer dizer que o país poderá ficar sem recursos em setembro.

Crise espanhola
Em Madri, o jornal El País informou que as Ilhas Baleares e a Catalunha estão entre as seis regiões espanholas que podem pedir ajuda ao governo central, após Valência buscar um resgate no último dia 20.

A matéria acrescentou que Castilla-La-Mancha, Múrcia, as Ilhas Canárias e, possivelmente, a Andaluzia passam por dificuldades para se financiar e algumas dessas regiões estudam planos para acessar o recém-criado fundo de empréstimo de emergência, o qual Valência já afirmou que utilizará.

Desaquecimento chinês
As notícias vindas do continente asiático também contribuem para o mau humor do mercado. Por lá, Song Guoqing, membro do comitê de política monetária do Banco Popular da China afirmou que a expansão econômica do país pode desacelerar pelo sétimo trimestre consecuivo, para 7,4% no trimestre terminado em setembro.

Continua depois da publicidade

Front corporativo
No front corporativo, o setor bancário aparece na ponta vendedora. As ações do BNP Paribas recuam 6,51%, assim como as de Santander (-3,46%) e Bankia (-6,96%).

Confira o desempenho das bolsas europeias:

   %Var Dia   Pontos   %Var 30D   %Var Ano 
 DAX 30 -1,61 6.523 +4,15 +10,60 
 FTSE 100 -1,64 5.559 +0,82 -0,24 
 CAC 40 -1,92 3.133 +1,35 -0,86 
 SMI -0,97 6.224 +3,91 +4,84 
 IBEX 35 -3,20 6.046 -12,07 -29,42 
 FTSE MIB -4,04 12.539 -8,22 -16,90