Publicidade
SÃO PAULO – Os principais índices acionários da Europa verificam perdas no pregão desta quarta-feira (29), com investidores ainda em modo de espera antes de eventos na Europa e nos EUA.
Na sexta-feira, acontece o tão aguardado discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, no simpósio anual da instituição. Em 2010, Bernanke aproveitou esse evento para preparar o terreno para uma segunda rodada de relaxamento quantitativo e parte dos investidores espera uma repetição, agora.
O presidente do BCE (Banco Central Europeu) Mario Draghi, que também faria um pronunciamento no simpósio cancelou sua participação, alegando agenda cheia.
Isso alimentou as expectativas de que a instituição anunciará sua estratégia mais abrangente de compras de títulos públicos de países, como Espanha e Itália, na reunião de política monetária da próxima semana.
Merkel e Monti
No curto prazo, os investidores europeus estão de olho na reunião entre a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano Mario Monti, em Berlim.
A agenda norte-americana também chama atenção e tem como destaques o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre e o Livro Bege, elaborado pelo banco central dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Confira o desempenho das bolsas da Europa:
| %Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | |
|---|---|---|---|---|
| FTSE 100 | -0,49 |
5.748 | +0,95 |
+3,15 |
| DAX 30 | -0,59 |
6.962 | +2,77 |
+18,02 |
| CAC 40 | -0,64 |
3.410 | +2,68 |
+7,91 |
| SMI | -0,06 |
6.417 | +0,23 |
+8,11 |
| IBEX 35 | -0,48 |
7.298 | +7,30 |
-14,80 |
| FTSE MIB | -0,42 |
14.930 | +6,81 |
-1,06 |