Bolsas da Europa sobem com balanços e política monetária no continente

Possível redução de juros pelo BCE também está no radar dos investidores

Estadão Conteúdo

Publicidade

As bolsas europeias operam em alta comedida na manhã desta quinta-feira, ampliando ganhos de ontem, enquanto investidores monitoram balanços corporativos e comentários de dirigentes de grandes bancos centrais.

O índice pan-europeu Stoxx 600 tinha leve avanço de 0,18%, a 499,43 pontos,

Da temporada europeia de balanços trimestrais, o da ABB agradou, e a ação da empresa suíça de tecnologia industrial saltava 5,42% em Zurique. Já os resultados da Nokia decepcionaram, e o papel da multinacional finlandesa – que atua em infraestrutura de telecomunicações – caía mais de 1% em Helsinque.

Continua depois da publicidade

No âmbito da política monetária, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, sinalizou mais cedo, em discurso no Parlamento Europeu, que a instituição poderá cortar juros em junho se houver mais evidências de que a inflação da zona do euro está caminhando para a meta oficial de 2% de forma sustentável.

A agenda de hoje traz a participação de autoridades do BCE, do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) e do Banco da Inglaterra (BoE) em eventos ao longo do dia.

A Bolsa de Londres subia 0,14%, a de Paris avançava 0,35% e a de Frankfurt oscilava perto da estabilidade, com pequena variação positiva de 0,06%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,18%, 0,75% e 1,60%, respectivamente.

Tópicos relacionados