Bolsas da Europa recuam até mais de 1% após tombo em NY e dados chineses fracos

Ontem, as bolsas de Nova York amargaram fortes perdas, principalmente no setor de tecnologia

Estadão Conteúdo

Índice de ações alemão DAX exibido na bolsa de valores em Frankfurt, Alemanha, 4 de novembro de 2025. REUTERS/equipe
Índice de ações alemão DAX exibido na bolsa de valores em Frankfurt, Alemanha, 4 de novembro de 2025. REUTERS/equipe

Publicidade

São Paulo, 14/11/2025 – As bolsas europeias operam em baixa de até mais de 1% na manhã desta sexta-feira, estendendo perdas de ontem, após um tombo em Wall Street e dados chineses fracos.

Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 1,09%, a 574,34 pontos.

Ontem, as bolsas de Nova York amargaram fortes perdas, principalmente no setor de tecnologia, diante de temores persistentes de que papéis relacionados à inteligência artificial (IA) tenham se valorizado excessivamente.

Aproveite a alta da Bolsa!

Incertezas sobre a divulgação atrasada de dados econômicos dos EUA, após o fim da paralisação do governo Trump, também azedaram o humor em Wall Street. Os dados são cruciais para que o Federal Reserve (Fed, o banco centra americano) decida sobre possíveis novos cortes de juros.

Também contribuem para aversão a risco na Europa os últimos indicadores da China, que decepcionaram. Os investimentos em ativos fixos, que incluem imóveis, sofreram uma contração anual de 1,7% entre janeiro e outubro. Já a produção industrial e as vendas no varejo avançaram em ritmo mais lento no mês passado.

Logo mais, a Eurostat divulga revisão do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro referente ao terceiro trimestre.

Continua depois da publicidade

Às 6h51 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,22%, a de Paris recuava 0,87% e a de Frankfurt cedia 0,91%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas quedas de 1,16%, 1,27% e 0,87%.