Bolsas da Europa operam sem força, à espera da decisão do BCE sobre juros

Expectativa é que taxas sejam mantidas

Estadão Conteúdo

Publicidade

As bolsas europeias operam mistas e sem força na manhã desta quinta-feira, à medida que o sentimento de cautela predomina antes do anúncio de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

O índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,40%, a 504,54 pontos.


Como o BCE provavelmente deixará suas principais taxas de juros inalteradas pela quinta vez seguida nas próximas horas, as atenções vão se voltar para a coletiva de imprensa com sua presidente, Christine Lagarde. Há várias semanas, ela e outros dirigentes do BCE vêm sinalizando que os juros poderão ser cortados em junho, contanto que a inflação da zona do euro forneça novas evidências de que caminha em direção à meta oficial de 2% de forma sustentada.



Investidores na Europa também vão acompanhar dados da inflação ao produtor (PPI) dos EUA, um dia após a inflação ao consumidor (CPI) americano surpreender para cima, deslocando as expectativas para o primeiro corte de juros

Continua depois da publicidade

pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para setembro. Antes do CPI, as apostas para o início do relaxamento monetário nos EUA oscilavam entre junho e julho.

A Bolsa de Londres caía 0,27%, a de Paris recuava 0,16% e a de Frankfurt, 0,55%. Já as de Milão e Madri tinham baixas de 0,84% e 0,65%, respectivamente, enquanto a de Lisboa avançava 0,54%.

Entre ações individuais, a do Société Générale saltava quase 2,5% em Paris, após o banco francês anunciar a venda da maior parte de suas operações de financiamento de equipamentos profissionais ao Groupe BPCE, por 1,1 bilhão de euros.