Bolsas da Europa operam em baixa modesta, após PIB da Alemanha e dados da zona do euro

Como os mercados dos EUA não abrem hoje em função do feriado de Martin Luther King, é possível que a liquidez na Europa fique mais restrita

Estadão Conteúdo

Publicidade

São Paulo, 15/01/2024 – As bolsas europeias operam em baixa modesta na manhã desta segunda-feira, enquanto investidores digerem dados fracos de crescimento da Alemanha e números da indústria e da balança comercial da zona do euro.

Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,17%, a 475,94 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha sofreu contração de 0,3% em 2023, depois de avançar 1,8% no ano anterior, segundo pesquisa inicial divulgada mais cedo pelo Destatis, como é conhecido o escritório de estatísticas do país

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A presidente do Destatis, Ruth Brand, disse que a inflação alta, juros maiores e demanda fraca pesaram no resultado, mas ressaltou que o PIB alemão do ano passado é 0,7% maior que o de 2019, ano que precedeu o início da pandemia de covid-19.

Já na zona do euro, a produção industrial teve queda mensal de 0,3% em novembro, como se previa, e apresentou superávit comercial ajustado de 14,8 bilhões de euros no mesmo mês.

Como os mercados dos EUA não abrem hoje em função do feriado de Martin Luther King, é possível que a liquidez na Europa fique mais restrita.

Continua depois da publicidade

Às 7h18 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,20%, a de Paris recuava 0,27% e a de Frankfurt cedia 0,29%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham baixas de 0,32%, 0,09% e 0,57%, respectivamente.