Bolsas da Europa fecham mistas, enquanto investidores digerem decisão do BCE

Já era amplamente esperado que o BCE mantivesse suas taxas de política monetária nesta quinta-feira

Estadão Conteúdo

Fachada do Banco Central Europeu (Shutterstock)

Publicidade

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 25, enquanto os investidores digeriam a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Por mais que a instituição tenha deixado juros inalterados, alguns analistas identificaram um subtexto “dovish” no tom da presidente Christine Lagarde, que esperavam que pressionaria mais contra expectativas de cortes antes do verão local.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com alta de 0,32%, aos 478,64 pontos.

Já era amplamente esperado que o BCE mantivesse suas taxas de política monetária nesta quinta-feira. Na coletiva de imprensa que se seguiu, Lagarde reafirmou que os juros poderão ser cortados a partir de junho, no verão local, mas evitou responder diretamente se isso descarta a possibilidade de o afrouxamento começar antes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o analista Michael Hewson, da CMC Markets, essa esquiva deixou na mesa a possibilidade de um corte em março ou maio, e ajudou os mercados europeus a saírem das mínimas do dia e voltarem para território positivo.

Mais cedo, o instituto Ifo informou queda inesperada no seu índice de sentimento das empresas da Alemanha. Na visão do HFE, o dado confirma que a economia alemã está em contração. Indicadores fracos de atividade tendem a reforçar expectativas de uma política monetária mais branda.

Na Bolsa de Frankfurt, o DAX fechou com alta de 0,10%, aos 16.906,92 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 0,11%, aos 7.464,20 pontos; em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,60%, aos 30.157,80 pontos; e, em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,52%, aos 6.294,55 pontos. As cotações são preliminares.

Continua depois da publicidade

Fora da zona do euro, a consultoria financeira St. James Place teve um dos piores desempenhos da Bolsa de Londres, caindo 4,38% na esteira da publicação do seu balanço trimestral. O índice britânico FTSE 100 fechou com alta de 0,03%, aos 7.529,73 pontos.