Publicidade
SÃO PAULO – Os principais índices de ações europeus sofrem com instabilidade nesta sexta-feira (18), com ações pressionadas pela divulgação de novos resultados corporativos, bem como pelo desenrolar da crise fiscal européia e protestos políticos no Oriente Médio. Sobram também expectativas quanto ao encontro ministerial do G-20.
| %Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | |
|---|---|---|---|---|
| DAX 30 | -0,21 |
7.390 | +4,34 |
+6,88 |
| CAC 40 | -0,22 |
4.143 | +4,18 |
+8,89 |
| FTSE 100 | -0,49 |
6.058 | +1,35 |
+2,67 |
| SMI | -0,02 |
6.705 | +2,22 |
+4,18 |
| IBEX 35 | -0,78 |
11.027 | +4,46 |
+11,84 |
| FTSE MIB | -0,93 |
22.962 | +5,76 |
+13,82 |
Na agenda de indicadores econômicos europeus desta data, ganham destaque o índice de preços ao produtor (Producer Price Index) na Alemanha em janeiro, que registrou uma taxa de inflação de 1,2%, e os números de vendas do varejo (Retail Sales Index) no Reino Unido também no mês passado, que teve um crescimento de 1,9%.
Neste fim de semana, os ministros de finanças e chefes de autoridades monetárias do G-20 realizarão encontro na cidade de Paris, em meio a propostas do governo francês sobre a regulação nos mercados de commodities. Entretanto, analistas não esperam pelo anúncio de medidas de peso ao seu fim.
Ações pressionadas
Continuando com a temporada de divulgação de resultados corporativos, nesta sexta-feira foi a vez da mineradora Anglo American reportar seus números, que indicaram aumento nos lucros. Entretanto, as ações da empresa tem queda de 2,29% e são acompanhadas por outras mineradoras: os papéis da Rio Tinto recuam 1,37% e os da BHP Billiton, 0,76%.
Outra empresa com as ações pressionadas após a divulgação de resultado é a holandesa TomTom, que tem forte queda de 7,68% em Amsterdam após a empresa afirmar que o mercado de dispositivos de navegação recuou mais que o esperado, impactado pela concorrência dos smartphones, além de revelar uma perspectiva negativa para este ano.
Ademais, outro setor com ações no campo negativo neste pregão é o automotivo. A expectativa de um crescimento menor na China impacta as ações das montadoras BMW, que caem 0,59%, e Daimler, que caem 0,89%.
Continua depois da publicidade
Crise em Portugal
Outro tema que também está no foco dos investidores nesta sexta-feira é a crise fiscal européia, com a preocupação principalmente quanto a situação de Portugal e Espanha.
Em meio à pressão para que os países aceitem auxílios econômicos, o ministro das Finanças da Alemanha declarou em entrevista à agência Nikkei que seu país está pronto para ajudar Portugal. A preocupação estaria principalmente atrelada a possibilidade de que a crise atinja a Espanha.
Ainda no contexto de crise, os empréstimos overnight do BCE (Banco Central Europeu) aos bancos registraram € 16 bilhões nesta quinta-feira. Esse é o maior volume captado pelas instituições por meio desta linha desde junho de 2009. Vale lembrar que esses empréstimos ainda não tinham sequer atingido o nível diário de € 1 bilhão neste ano até esta semana.
Continua depois da publicidade
Mais protestos
Os investidores seguem atentos ao desenrolar dos protestos políticos no Oriente Médio e norte da África. Após a queda de Hosni Mubarak no Egito, repetindo movimento semelhante ao que ocorrera antes na Tunísia, os protestos se espalharam para vários países daquela região, como por exemplo Líbia e Bahrein.