Bolsas asiáticas sobem, com automobilísticas no Japão e construtoras na China

Vendas de automóveis da Nissan e da Toyota crescem nos EUA; governo chinês manterá estímulos ao setor imobiliário

Publicidade


SÃO PAULO – O índice Nikkei fechou com valorização nesta quarta-feira (2), impulsionado por ações de companhias exportadoras e automobilísticas.

Na China, a bolsa de Hong Kong também encerrou em alta, assim como a bolsa de Xangai, sendo a última influenciada por bancos e construtoras.

Montadoras avançam em Tóquio

Apontando uma real melhora na demanda norte-americana sem as medidas estatais, as vendas de automóveis da Nissan cresceram nada menos que 21%, em linha com as da Toyota, que subiram 2,6%. Como resposta, as ações das montadoras avançaram 2,5% e 1,1%, respectivamente.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nikkei +0,38 9.609 -1,98 +9,85
Hang Seng +0,80 22.290 +3,10 +56,58
Shangai Composite +1,06 3.270 +6,28 +79,58

Conforme noticiado no jornal Nikkei, a recuperação na demanda por produtos siderúrgicos fez com que a JFE Holdings finalizasse alguns dias previstos de parada na produção para janeiro. Em meio ao cenário, os papéis da siderúrgica subiram 2,4%, assim como os da Nippon Steel, com ganhos de 2,7%.

Vale ressaltar que este é o primeiro pregão após o programa do BoJ (Bank of Japan) de ¥ 10 trilhões (US$ 115 bilhões), através do qual a instituição japonesa visará expandir o crédito, a fim de combater a deflação e de reviver o crescimento econômico, além de contar uma escalada do iene.

Governo impulsiona Xangai

A revista Caijing Magazine noticiou que o governo da China continuará a dar suporte ao desenvolvimento do mercado imobiliário no país, através da manutenção dos baixos tributos incididos nas vendas das casas e da expansão das taxas especiais para compradores de um segundo imóvel.

Continua depois da publicidade

Refletindo a manutenção das medidas positivas, as ações das construtoras China Vanke e Gemdale subiram respectivamente 2,2% e 3,1%, assim como as dos bancos ICBC (Industrial & Commercial Bank of China) e Bank of China, cujos ganhos foram de 1,3% e 0,7%, nessa ordem.