Publicidade
SÃO PAULO – As bolsas asiáticas registraram alta nesta quarta-feira (19), refletindo a redução do juro básico nos EUA e resultados melhores que o esperado de bancos.
Os mercados de capitais vivenciaram uma sessão de recuperação, com a diminuição das tensões em relação a uma crise nas instituições financeiras, após o Goldman Sachs e a Lehman Brothers divulgarem balanços mais sólidos que os analistas esperavam.
Fed e exportadores
As bolsas da região também foram impulsionadas pelo corte de 0,75 ponto percentual da taxa básica de juro nos Estados Unidos pelo Federal Reserve, que tem como meta incentivar a demanda daquele país, consumidor de produtos asiáticos.
Deste modo, os papéis de empresas japonesas exportadoras como Nintendo, Sony e Canon valorizaram-se respectivamente 5%, 6,8% e 6,3%. Em Hong Kong, as ações da China Mobile valorizaram-se em 3%, após a empresa divulgar uma elevação dos lucros acima do projetado.
Confira as cotações
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou o pregão em alta de 2,48%, chegando a 12.260 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 19,91%,
Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou alta de 2,26% e atingiu 21.867 pontos,
enquanto o índice Shangai Composite da Bolsa de Xangai registrou alta de 2,53%, encerrando a 3.762 pontos.
| %Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | |
| Nikkei | +2,48 | 12.260 | -10,08 | -19,91 |
| Hang Seng | +2,26 | 21.867 | -7,96 | -21,38 |
| Shangai Composite | +2,53 | 3.762 | -17,66 | -28,51 |