Bolsas asiáticas prosseguem em tendência de alta

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A maioria das bolsas asiáticas fechou em alta nesta sexta-feira, ainda estimuladas pelo bom desempenho da Nasdaq na quarta-feira e pelo segundo corte consecutivo na taxa de juros por parte do Fed, que ontem cortou a taxa de redesconto em 0,25 ponto percentual.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,29%, atingindo 13.867,6 pontos. Apesar do corte na taxa de juros e da alta histórica da bolsa norte-americana Nasdaq, que subiu 14% na quarta-feira, os investidores japoneses ainda estão cautelosos. Essa cautela refletiu-se na incapacidade do índice Nikkei atingir a almejada pontuação de 14.000. As principais altas da bolsa japonesa ficaram com as ações das empresas do setor automobilístico Honda (+4,65%), Toyota (+2,42%) e Nissan (+1,42%). Também fecharam em alta os papéis da empresa de tecnologia Sony (+4,5%) e da fabricante de câmeras fotográficas Canon (+4,3%). Por outro lado, fecharam em baixa significativa as ações da empresa de telecomunicações NTT (-4,18%), que permanece sob pressão de diversos fatores negativos, entre eles a expectativa da venda de parte dos 46% de ações controladas pelo governo. A NTT perdeu quase metade de seu valor nos últimos seis meses.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,40%. Os principais destaques de alta foram a empresa de telecomunicações New World Development (+10,05%), a empresa do setor imobiliário Sino Land Co (+9,20%), a holding Legend Holdings (+3,59%) e a operadora de telefonia móvel China Mobile (+1,40%). Por outro lado, os principais destaques de queda ficaram com a holding Guangdong Investments (-4,40%), com a empresa de telecomunicações e internet Pacific Century Cyberworks (-2,91%) e com a companhia de aviação Cathay Pacific (-2,87%).

A bolsa de Singapura fechou em elevação de 2,82%, com o índice Straits Times chegando a 1.974,8 pontos. As instituições financeiras beneficiaram-se do corte na taxa de juros, fazendo com que o sub-índice financeiro subisse 2,81%. Os principais destaques de alta foram as ações da fabricante de semicondutores Chartered Semiconductors (+7,00%), da holding DBS Group (+4,04%) e da instituição financeira OCBC (+3,85%). O destaque de baixa, por sua vez, ficou com a empresa de tecnologia Nasteel Electronics, cujos papéis caíram 4,46%.




































Outros mercados: Austrália All Ordinaries +0,20%
Coréia do Sul Kospi +4,09%
Filipinas PSE Composite -0,41%
Indonésia Jakarta Composite +2,19%
Malásia KLSE Composite +0,95%
Tailândia SET +2,87%
Taiwan Taiwan Weighted +3,10%

Compartilhe