Bolsas asiáticas fecham sem tendência uniforme; Tóquio atinge baixa recorde

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas asiáticas fecharam sem uma tendência única nesta quinta-feira. As maiores quedas foram nos setores bancário e de telecomunicações, influenciadas principalmente pelo desaquecimento da economia global e por relatórios de empresas com lucros abaixo do esperado.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 fechou em queda de 1,70%, chegando a 13.138 pontos, sua maior baixa em 28 meses. As ações da fabricante de telefones celulares Matsushita Communication, que despencaram 14,83%, foram a principal queda do dia, após a empresa anunciar uma queda de 11% em sua previsão de lucros para 2000. Também caíram os papéis da operadora de telefonia móvel NTT DoCoMo (-5,26%), das intituições financeiras Sanwa Bank (-4,58%), Mizuho Holdings (-4,34%) e Sumitomo Trust and Banking (-4,17%) e das fabricantes de componentes eletrônicos TDK (-2,81%) e NEC (-2,75%). Em contrapartida, os papéis da fabricante de equipamentos eletrônicos Sony (+1,56%) e da empresa de tecnologia Advantest (+1,11%) representavam os principais ganhos dentro do índice.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,86%, atingindo 15.909,4 pontos. A maior queda foi da trading Li & Fung, cujos papéis desvalorizaram 7,14% em meio a crescente preocupação com a economia norte-americana. Outros destaques negativos foram as ações da instituição financeira Bank of East Asia (4,94%), das operadoras de telefonia móvel SmarTone (-2,33%) e China Mobile (-1,21%) e da empresa de telecomunicações e internet Pacific Century CyberWorks (-1,60%). Por outro lado, os papéis da empresa imobiliária Beijing North Star subiram 6,19%, frente a rumores de que a companhia estaria fechando contratos bastante lucrativos para construção de instalações para a olimpíada de 2008, que será sediada em Pequim. Também apresentaram bom desempenho a distribuidora de gás Hong Kong and China Gas (+4,39%) e a empresa de energia elétrica Hong Kong Electric (+3,38%).

Na Coréia do Sul, o índice Kospi fechou em alta de 2,67%, puxado pelos papéis da corretora Hyundai Securities (+7,08%), da fabricante de semicondutores Hyundai Electronics Industries (+4,89%) e da instituição financeira Chohung Bank (+3,32%).






CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
































Outros mercados: Austrália All Ordinaries +0,46%
Cingapura Straits Times +2,04%
Filipinas PSE Composite +1,46%
Indonésia Jakarta Composite -0,80%
Malásia KLSE Composite -1,27%
Tailândia SET +1,35%
Taiwan Taiwan Weighted +1,14%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe